O que é a mente para a psicologia?

Perguntado por: acrespo2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A mente pode ser caracterizada como um estado, dimensão ou fenômeno complexo da natureza humana que associamos ao ato de pensar. Ela está relacionada com o conceito de descrever as funções do cérebro humano no que diz respeito a potência intelectual, funções cognitivas e comportamentais humanas.

Trata-se de uma faculdade do cérebro que permite ao ser humano compilar informação, analisá-la e extrair conclusões. Pode-se dizer que a mente é responsável pela criação de pensamentos, pelo raciocínio, pelo entendimento, pela memória, pela emoção e pela imaginação.

Teoria da Mente envolve a capacidade de compreender e atribuir estados mentais como crenças, emoções e intenções a si mesmo e aos outros colaborando para a predição de comportamentos.

Do que é feita a mente? A mente é o cérebro, feita de matéria como o restante do corpo, ou algo diferente e independente desse? A mente é uma alma imaterial que habita o corpo durante um determinado tempo e, com sua morte, passa a existir em um lugar separado? Como mente e corpo interagem?

O cérebro multiplica os problemas como consequência de um viés cognitivo que leva à instalação e ao desenvolvimento de padrões, que são generalizados ou aplicados em excesso sem nenhuma razão real para isso. Por isso, temos a sensação de que as dificuldades se acumulam, quando a realidade não é bem assim.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

Onde mora a mente
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas.

A mesma coisa acontece com os filósofos e neurocientistas que se perguntam onde está a mente e se haveria algum lugar no cérebro que corresponde à consiência. A mente é uma relação, uma abstração que nem por isso deixa de existir. A mente está em toda parte e em nenhuma.

(João 14.6) Mentiras são geradas na vida do mundo a todo instante e muitas vezes nós também somos enganados e a Bíblia diz que a mentira é do diabo porque ele mente desde o principio. (Jo 8.44) Nossa mente precisa estar cheia das verdades eternas e elas precisam guiar nossas vidas.

No cérebro, tudo é suscetível a mudanças. De acordo com a forma como esses processos ocorrem, alguns estudiosos propuseram a existência de três tipos de mente: a rígida, a fluida e a flexível. Cada um deles tem características próprias e obedece a um tipo diferente de lógica.

Ele estava falando de um conceito muito marcante que aprendi em minha vida, o da mente positiva, mente negativa e mente neutra. Algo simples, mas incrivelmente transformador e que me ajudou muito a estar mais consciente da maneira que vejo (e principalmente interpreto) o mundo.

Eles identificaram 3 níveis de complexidade mental, cada um com características claramente identificáveis, os quais denominaram tipos de mente. São eles: a mente socializada, a mente autoral, e a mente autotransformadora. Vamos compreender mais claramente as diferenças.

Filosofia da mente é o estudo filosófico dos fenômenos psicológicos, incluindo investigações sobre a natureza da mente e dos estados mentais em geral. A filosofia da mente envolve estudos metafísicos sobre o modo de ser da mente, sobre a natureza dos estados mentais e sobre a consciência.

De acordo com a teoria de Descartes, a mente é de natureza imaterial, ou seja, não tem forma, peso ou medida, porém, é provida de capacidade de pensamentos e de outros processos cognitivos (cognição = capacidade de adquirir um conhecimento), proporcionando ao ser humano informações sobre o mundo exterior.

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

  1. Imagine. Saiba desfrutar de sua mente. ...
  2. Distraia-se. Pense em coisas boas. ...
  3. Visualize seu treino. ...
  4. Seja autoconfiante. ...
  5. Finja não ter defeitos.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

Saúde e apoio

  • Depressão. A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. ...
  • Transtorno afetivo bipolar. Esse transtorno afeta cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. ...
  • Esquizofrenia e outras psicoses. ...
  • Demência. ...
  • Distúrbios de desenvolvimento, incluindo o autismo.