O que é a memória afetiva?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O que é memória afetiva? A memória afetiva surge através de elementos sensoriais e emocionais. É quando sons, cheiros, sabores e cores nos lembram de algo especial e ajudam a construir a nossa história.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

O resgate da memória afetiva é fundamental no nosso processo de desenvolvimento psicológico, de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Quando resgatamos nossas memórias estamos trazendo com elas a possibilidade de revisar, compreender e digerir determinadas situações que podem estar bloqueando nosso ir em frente.

Essa simplicidade é muito associada a situações passadas, aquelas que fazem parte da memória afetiva de cada um.
...
Boa leitura!

  1. Demonstrar carinho. ...
  2. Fazer refeições em família. ...
  3. Ser presente. ...
  4. Compartilhar seu dia. ...
  5. Demonstrar apoio. ...
  6. Evitar que os problemas transpareçam.

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar são de quando elas tinham apenas 2 anos e meio de idade, sugere um novo estudo. As descobertas, publicadas na revista Memory, afastam as conclusões anteriores sobre a idade média das memórias mais antigas serem por volta de um ano.

Podemos produzir boas lembranças à medida que vivemos e passamos por momentos felizes ou não. Com outras palavras, as lembranças são o resultado direto das nossas experiências de vida e, por isso mesmo, são tão importantes, pois fazem com que possamos reviver momentos, ao menos teoricamente.

Os tipos de memória são: memória de curto e longo prazo, memória de trabalho, memória sensorial, verbal, episódica, semântica e processual. Sendo que, a classificação desses tipos depende do tipo de informação que está sendo armazenada, o jeito como ela foi codificada e características da temporalidade.

É possível nos lembrarmos de algo que ocorreu em nosso primeiro ano de vida? O psicólogo diz que há até mesmo quem diga se lembrar de seu nascimento. Mas ele esclarece que isso não é possível.

Mesmo que nós, como adultos, não consigamos lembrar de eventos de nossos primeiros anos, um bebê ou uma criança conseguem. Um corpo muito grande de pesquisas mostrou que crianças de até 6 meses lembram um evento que tiveram muito brevemente durante alguns dias (e com algo que recorde dele, durante muito mais tempo).

1. Alex Mullen – Estados Unidos. Com 24 anos atualmente, esse americano é capaz de memorizar 550 diferentes dígitos sequenciais de uma só vez. Alex Mullen visualizou essa imensa quantidade de números por 5 minutos para depois citá-los um a um, sem errar a ordem de nenhum deles.

Os brinquedos afetivos são instrumentos lúdicos para crianças que se caracterizam por serem suaves ao toque e terem características e cores harmoniosas. Além disso, suas formas podem variar desde a imagem de um bebê até a representação de animais meigos e com olhos grandes, como os ursos.

Por sua vez, a emoção não afecta apenas a memória. Face a um estado emocional intenso não é apenas a memória que é afectada, mas antes todo o sistema cognitivo com repercussões ao nível da percepção, atenção, memória, raciocínio, linguagem e tomada de decisões (Christianson, 1992a; Schacter, 1995).

“As memórias construídas a partir das experiências vividas na infância, influenciam a maneira com que o adulto vê e sente o mundo”, observa Meline. As memórias afetivas podem ser resgatadas por meio de diversas experiências que estão ligadas a um momento afetivo de importância.

Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...

As boas lembranças são alicerces para construir uma vida emocional mais saudável. Além disso, funcionam como um porto seguro para enfrentar momentos de luto pela perda de pessoas queridas. Também pode ser uma forma de “viajar” para um momento menos difícil da sua vida.