O que é a Matrix na filosofia?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A Matrix é uma simulação que cria um mundo imaginário onde as pessoas são prisioneiras da realidade, muito mais como a Caverna de Platão. As sombras ou imagens que os presos vêem no muro são tudo que os presos sabem do mundo fora da caverna.

Matrix é um lugar abaixo da superfície da Terra, onde a humanidade está em coma dentro de casulos, controlada por computadores maléficos, que rodam sistemas operacionais com Inteligência Artificial, no ano 2199.

A Matrix é uma simulação de computador de nossa realidade, onde estamos todos em um estado dormente, e vivemos uma realidade simulada por computador, para que as máquinas possam consumir a energia gerada pelo nosso cérebro.

Vivemos e fazemos parte desse código sem ter nenhuma consciência do “nível acima” de nós, ou seja, a "verdadeira" realidade, como na trilogia Matrix. Tal ideia, no entanto, é amplamente rejeitada pois descamba mais para a crença do que ciência, baseada em provas.

Pode-se definir a Matrix como um modelo clínico e visual que auxilia na discriminação de pensamentos, sentimentos, valores e ação comprometida, processos propostos pela Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptence and Commitment Therapy – ACT apresentada por Hayes, Strosahl & Wilson, 1999).

A Matrix é uma simulação digital em que os corpos e mentes humanas são mantidos em cativeiro, enquanto suas mentes são conectadas a um mundo virtual. A Matrix é controlada pelas máquinas, que usam os humanos como fonte de energia.

Ao ser encontrado por Morpheus, Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

"O deserto do real"
Na obra, Baudrillard reflete sobre um "deserto do real", um mundo onde a verdadeira realidade foi substituída pelas ilusões do capitalismo. O filme concretizou esse conceito no líder rebelde Morpheus, quando ele usa a frase para apresentar a Neo as ruínas do mundo exterior.

Você já ouviu falar no termo “falha na matrix”? Pessoas com a exata aparência lado a lado, objetos desconhecidos que aparecem do "nada" e outras panes na realidade que nos deixam sem saber se o que vivemos é real lhe soa familiar? O termo tem origem na trilogia cinematográfica das irmãs Wachowski, “Matrix”.

Deus dos sonhos
O nome Morpheus por sua vez é uma referência ao Deus do sonho na mitologia grega, que tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas. Morpheus no filme é quem faz Neo despertar de Matrix, contando toda verdade sobre o mundo real.

Saiba mais sobre a vida e obra das Irmãs Wachowski, as criadoras de Matrix.

Quem está conectado à Matrix vive em um mundo paralelo, sem conhecimento da realidade. Do lado de fora, há uma rebelião entre as pessoas livres em que alguns buscam acabar com esse sistema enquanto outras as defende. Ao descobrir a situação, Neo parte em uma aventura com objetivo de libertar os seres humanos da Matrix.

Criada por um grupo de inteligências artificiais, a Matrix foi desenvolvida para manter as mentes de cada humano que sobreviveu a Guerra das Máquinas sob controle, enquanto os corpos desses servem como fontes de energia orgânica. É famosa pela sua coloração verde.

Matrix trouxe uma variedade de reflexões sobre a realidade, simulação e simulacro, a natureza do livre arbítrio, os perigos que as novas corridas tecnológica e armamentista poderiam representar, além de poder ser interpretado como uma contemplação da jornada pessoal das irmãs Wachowski, ambas mulheres trans que, à ...

Um novo estudo, publicado pela revista Scientic American, levantou dados teóricos sobre uma das principais dúvidas sobre vidas paralelas; de acordo com cientistas da Universidade de Columbia, existe 50% de chance de nós, seres humanos, estarmos vivendo em uma simulação.

“Segundo um grupo de cientistas dos Estados Unidos, há pelo menos 50% de chances de estarmos vivendo em uma realidade simulada, como a dos filmes da saga Matrix.” É possível, se refletirmos e analisarmos com um olhar diferente a sociedade das organizações, na qual o imprevisto predomina – o que afeta muito os negócios.

O filme nos traz reflexões filosóficas o tempo todo, como por exemplo "o corpo não vive sem a mente",no caso, se você morrer em Matrix você morre no mundo real também, mesmo aquilo não sendo real, pois sua mente está lá. As cenas de ação em câmera lenta também são demais.

Onde assistir
A trilogia principal da série pode ser assistida completa na Netflix. Para quem é assinante do Telecine Play, também é possível conferir o primeiro filme da franquia, Matrix, em seu catálogo. Já a coletânea de curtas Animatrix pode ser comprada ou alugada pelo YouTube.

Mas, sem dúvida, o efeito mais famoso de Matrix é aquele chamado de bullet time, que causa a impressão de que o tempo foi congelado enquanto o espectador acompanha uma cena em 360 graus.

A Oráculo diz a Neo que ele não é o escolhido, mas que chegará o momento em que terá que escolher entre sua vida e a de Morpheus, enfatizando o quanto ele tem sido importante ao conduzir a luta pela liberdade humana.