O que é a matrícula do INSS?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, consideradas e equiparadas a empresas pela legislação previdenciária estão obrigadas à matrícula, que se caracteriza como ato de cadastramento para identificação do contribuinte junto ao INSS.

Isso é útil caso você já tenha uma inscrição (PIS/PASEP/NIT/NIS), mas não se lembra qual é o número dela. A qualquer momento, você pode ver qual é o seu NIT. Basta acessar o site Meu INSS e consultar seus dados cadastrais.

Os cadastros do INSS são constituídos dos dados das empresas, dos equiparados a empresas e das pessoas físicas seguradas da Previdência Social. Cadastro é o banco de dados contendo as informações de identificação dos sujeitos passivos na Previdência Social.

Em primeiro lugar, o número do meu INSS é igual ao do PIS/PASEP para muitos trabalhadores. Desta forma, basta lembrar o seu número do PIS e tentar usar para acessar suas informações ou agendar uma consulta. O número do PIS está disponível na carteira de trabalho, ou você pode consultá-lo pela internet.

Pelo aplicativo “Meu INSS”
Baixe o aplicativo “Meu INSS” disponível para Android e iOS. Clique em “Entrar com gov.br”. Informe seu CPF e senha para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar). Autorize o uso de dados pessoais.

1. PIS/PASEP. Em muitos casos, o número do INSS é o mesmo que o do PIS/PASEP. Ele pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, ou no Cartão Cidadão, debaixo do nome do titular.

5 – Qual é o número final do benefício? É aquele que está antes do dígito, ou seja, o que aparecer na última posição numérica antes do traço que separa o outro número.

Para consultar a matrícula CEI atribuída ao CAEPF basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Portal do e-CAC;
  2. Clique em Cadastros > CAEPF – Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física;
  3. E acesse a opção “Inscrição, Alteração e Consulta de Atividade Econômica”.

Para consultar a matrícula CEI atribuída ao CAEPF basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Portal do e-CAC;
  2. Clique em Cadastros > CAEPF – Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física;
  3. E acesse a opção “Inscrição, Alteração e Consulta de Atividade Econômica”.

O primeiro passo é entrar no site ou app do Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”. Entenda mais: Como recuperar a senha do Meu INSS? Após, clique no botão “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. Em seguida, basta escolher uma das opções para gerar uma nova senha.

O NIT compõe os 11 primeiros dígitos do número do cartão. Além disso, o trabalhador pode consultar o número do NIT por meio do site MEU INSS ou pelo telefone 135.

Outra forma de consultar o número do NIS pelo CPF é por meio do extrato do FGTS. Para acessar o extrato, é necessário entrar no site da Caixa Econômica Federal ou pelo app FGTS. Após acessar o seu extrato, fazendo login com CPF e senha, uma das informações contidas nele será o número do NIS.

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

O número do benefício (NB) do INSS é um número único atribuído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada benefício previdenciário concedido, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros.

O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “Extrato de Informações do Benefício”; Clique no benefício para o qual deseja o extrato.

Nesses casos, o que geralmente acontece é que o sistema do INSS não consegue localizar o CPF, pois ele não está vinculado a um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Dessa forma, é necessário solicitar a unificação do CPF do segurado ao seu NIT.

Como criar a senha do Meu INSS em 7 passos

  1. Entre no site Meu INSS. O primeiro passo para criar a sua senha no portal Meu INSS é entrar no site. ...
  2. Clique em: “Entrar com gov.br” ...
  3. Clique em: “Crie sua conta” ...
  4. Escolha uma opção de cadastro. ...
  5. Insira seus dados. ...
  6. Habilite o Cadastro. ...
  7. Cadastre a sua senha.

São considerados segurados do INSS aqueles na condição de Empregado, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo.

Apesar de ser uma dúvida recorrente entre os usuários da instituição bancária, o Bradesco não disponibiliza a informação de onde está localizado o número do benefício no cartão da instituição financeira. Por isso, é recomendado que o beneficiário faça contato com o banco, para solicitar esta informação.

Emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF) em parceria com o governo federal, ele traz o número do PIS ou PASEP e, em alguns casos, pode coincidir com o número do benefício. Sendo assim, basta visualizar a sequência de números disponível logo abaixo do nome do titular do Cartão Cidadão.