O que é a massinha branca que sai da garganta?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 31 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

O caseum é composto por restos alimentares, componentes da saliva, células descamadas da mucosa oral e por bactérias presentes na boca. Quem apresenta esse problema pode não ter sintoma algum, mas, em geral, os pacientes se queixam de mau hálito, dor ou desconforto na garganta, como a sensação de algo preso.

Gargarejo de água com sal e com vinagre de maçã
Cada gargarejo deve durar 40 segundos e ser feito, no máximo, 3 vezes por dia. O gargarejo com vinagre de maçã, por sua vez, deve ser preparado ao misturar, em meio copo de água, 1 colher de chá deste vinagre. Aplique as mesmas recomendações do gargarejo de água com sal.

Além das bolinhas na garganta, o principal sintoma de caseum é o mau hálito. Entretanto, o paciente também pode apresentar: amígdalas inchadas, garganta inflamada, dor ao engolir, tosse, gosto desagradável na boca, dor de ouvido.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

O Enxaguante & Antisséptico Bucal Halité foi desenvolvido para o controle dos gases responsáveis pelo mau hálito (halitose), indicado para quem tem saburra lingual em excesso, cáseos, gengivite e gotejamento pós nasal.

Alguns otorrinolaringologistas só indicam a operação se o órgão tiver infecções constantes ou não estiver exercendo as suas funções corretamente. No caso de amígdalas saudáveis, o recomendado é não extraí-las sem motivo, pois a cirurgia é invasiva e, como todo procedimento invasivo, pode trazer riscos.

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

O caseum acarreta mau hálito, que se ocasionar incômodo enorme, pode ter solução através da cirurgia.

Como saber se tenho mau hálito? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.

Se houver cáseo, de uma forma ou outra ele será eliminado. Você pode até não perceber e engolir sem sentir. No entanto, se ele sair e você o sentir na boca, por favor, não espremer essa massinha, pois o cheiro é terrível.

O que causa o mau hálito (Halitose)?
Entre outras causas do mau hálito estão a alimentação, o acúmulo de bactérias ao dormir, o estresse a xerostomia (boa seca), problemas dentais, a desidratação, entre outros. Em raras ocasiões o mau hálito pode ser sinal de uma doença mais grave.

Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa. Essa função de defesa, no entanto, dura apenas até os 8 anos de idade.

Quais são os Sintomas dos Cáseos Amigdalianos?

  1. Glândulas de amígdalas inchadas ou aumentadas.
  2. Dor ao engolir.
  3. Garganta inflamada.
  4. Mau hálito devido à acumulação de bactérias.
  5. Tosse persistente.
  6. Resíduos brancos ou amarelos na parte de trás da garganta.
  7. Dor de ouvidos.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

O Listerine Cool Mint promete matar 99% dos germes que provocam a gengivite, a placa e o mau hálito.

Verdade! LISTERINE® Whitening Extreme com sua fórmula especial possuí peróxido de hidrogênio, o mesmo ativo utilizado por dentistas para branqueamento em consultório. LISTERINE® Whitening Extreme, entrega dentes mais brancos em 5 dias*, quando utilizado corretamente.

Quando a cirurgia é indicada
De acordo com o guia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, não há evidências de que as amídalas e adenoides sejam importantes após os 3 anos de idade. Dessa forma, a maioria dos especialistas indica o procedimento a partir dos 4 anos.