O que é a massa cefálica?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

É um termo muito utilizado para referir o perímetro cefálico do bebê, bem como a posição cefálica do bebê aquando do parto. É também comum a utilização dessa palavra na referência dos reflexos óculocefálicos.

Olá, redução da massa encefálica significa que o cérebro sofreu redução de volume ao exame de imagem, o que ocorre de forma natural com o envelhecimento ou de forma acentuada nas demências.

Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

  1. Exercício aumenta o cérebro. ...
  2. Memória em movimento. ...
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro. ...
  4. 4. ' ...
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo. ...
  6. Ouça música. ...
  7. Estude para uma prova na cama. ...
  8. Acorde bem.

O cérebro – No caso do recém-nascido a termo, o peso do cérebro no dia do nascimento tem entre 300 e 330 gramas, aproximadamente. Com 1 ano, a massa encefálica será triplicada a 900 gramas, crescendo em ritmo bem mais lento até os 1.500 gramas da fase adulta.

Dependendo da extensão e da localização do dano, é possível, sim, se recuperar. Mas mesmo com a perda dos neurônios, que não podem se regenerar, as sinapses, que são as conexões nervosas, conseguem surgir novamente.

cor cinzenta

A massa encefálica é de cor cinzenta. Por isso, a metáfora «Põe a massa cinzenta a trabalhar» significa: «Põe o cérebro (ou a cabeça) a trabalhar.»

A atrofia cerebral pode ser proveniente de lesão do cérebro, causada por acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, Alzheimer ou a doença de Huntington.

Segundo um estudo publicado na Nature Neuroscience, pela Universitat Autonoma de Barcelona que analisou 25 mulheres gestantes e 20 que nunca engravidaram houve uma redução significativa de massa cinzenta nos cérebros das gestantes.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

A pesquisa sugere que o consumo frequente da cafeína leva a uma diminuição da massa cinzenta do cérebro. Estamos falando de uma parte do órgão ligada ao sistema nervoso central e formada por neurônios, responsável por atividades como processamento de informações e cognição.

Um paciente é dito em morte cerebral quando apresenta ausência total de reflexos, sendo sustentado somente pela ajuda de aparelhos. Assim, há ausência da respiração, ausência de reação a estímulos dolorosos, pupilas não reagentes e eletroencefalograma (EEG) isoelétrico (sem apresentar ondulações).

A doença de Alzheimer causa a morte das células nervosas e perda de tecido em todo o cérebro. Com o passar do tempo, o cérebro encolhe muito, o que afeta quase todas as suas funções.

Dessa forma, pode-se entender massa encefálica como massa cerebral. O cérebro fica na cabeça e é protegido pelo crânio, faz parte do sistema nervoso, e é o órgão mais importante dele, justamente por ser responsável por controlar todo o corpo, desde ações voluntárias até mesmo as involuntárias.

vitamina B12

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.

Certa ocasião, em 2010, um programa da televisão norte-americana declarou que os homens teriam “seis vezes e meia mais massa cinzenta” do que as mulheres, enquanto as mulheres teriam “dez vezes mais matéria branca” do que os homens.

O hemisfério esquerdo é considerado como hemisfério verbal, responsável pela fala em 95% das pessoas destras e a maioria dos canhotos também, porém, 15% de pessoas canhotas têm a área da fala no hemisfério direito, além disso, em algumas pessoas canhotas a fala é controlada por ambos os hemisférios.

Área de Broca - área 44 de Brodmann localizada no giro frontal inferior, responsável pela produção da palavra falada.