O que é a manobra de credé?

Perguntado por: ehipolito2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).

A ocitocina é a medicação de 1ª escolha na prevenção da hemorragia pós-parto e está recomendada a sua utilização logo após todos os nascimentos. A ocitocina profilática re- duz em mais de 50% os quadros de HPP e constitui-se no principal componente do manejo ativo do 3º período do trabalho de parto.

Ao nos certificarmos do descolamento placentário e da sua localização no assoalho permeai, rodávamos a placenta enrolando as membranas com a finalidade de fortalecê-las e de evitar a sua ruptura; essa é a manobra de Jacobs, empregada para auxiliar a expulsão da placenta e das membranas.

O que é a manobra de Hamilton
Esta manobra é um método de indução do parto que consiste em destacar as membranas amnióticas da parede do útero. É uma técnica que tem vantagens, mas também alguns riscos.

Segura-se o cordão clampeado com uma das mãos realiza- se concomitantemente a manobra de Brandt-Andrews com a outra mão, que consiste na elevação uterina com os dedos da mão, visando estabilização uterina. Não há indicação de clampeamento precoce do cordão umbilical visando a prevenção da hemorragia puerperal.

Como é feita? Para realizar a manobra, a médica explicou que “o cotovelo e o braço são colocados sobre o fundo do útero materno e empurrados para baixo fazendo pressão para acelerar a saída do bebê durante o parto”.

A ocitocina promove a contração uterina e assim previne o sangramento excessivo após o parto. Esse remédio deve ser dado à mulher, por injeção intramuscular ou endovenosa, pouco antes ou logo depois do bebê nascer.

A Hemorragia pós-parto (HPP) ocorre quando há perda sanguínea acima de 500 ml após parto vaginal ou acima de 1000 ml quando relacionada a cesariana nas primeiras 24 horas, ou qualquer perca sanguínea pela via genital capaz de causar instabilidade hemodinâmica (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2014).

O Acretismo Placentário é uma situação anormal, quando a placenta adere ao útero de forma incomum, infiltrando na musculatura do útero podendo até atingir outros órgãos da pelve da mulher.

Manobra utilizado para partos de fetos extraídos de dorso para a frente e em direção ao abdómen da parturiente.

1-Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica; 2-Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio; 3- Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.

Manobra de Kocher é uma manobra cirúrgica que consiste na rotação medial do duodeno, ou seja, a liberação deste órgão do retroperitônio. É a mobilização duodeno-pancreática até o início da terceira porção duodenal. Permite bom acesso para palpar o colédoco terminal.

Assim que a placenta se apresenta no introito vaginal, solicita-se à mulher que exerça pequena pressão abdominal para sua completa expulsão. Nesse momento, roda-se a placenta para que o desprendimento das membranas seja completo (manobra de Jacobs) (imagem do post).

A inserção do balão de Bakri é simples. Quando efetuada durante a cesárea, a extremidade distal do seu eixo é passada através do colo e a histerotomia suturada.

- Esforços de puxo prolongados e dirigidos (manobra de Valsalva) durante o período expulsivo. - Massagens ou distensão do períneo durante o parto. - Uso de tabletes orais de ergometrina (medicamento que provoca a contração do útero) na dequitação para prevenir ou controlar hemorragias.