O que é a maldição de Florence?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A lenda reza que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas as enfermeiras que se formam sem ter um namorado ficam solteironas pro resto da vida...

Recusou dois pedidos de casamento. Isto não fazia parte de seu projeto de vida, pois ela queria liberdade para desenvolver um trabalho direcionado ao cuidado e atender um chamado de Deus.

Florence Nightingale (1820-1910) foi uma Enfermeira inglesa que ganhou destaque pela atuação pioneira no cuidado a feridos em batalhas, durante a Guerra da Crimeia.

Florence incentivava e exigia infraestrutura humanitária e social para seus pacientes. Como a situação era de guerra, ela entendia a importância de buscar formas de bem-estar, não apenas no âmbito da saúde, mas em aspectos sociais.

A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.

Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o ...

É a versão francesa e inglesa de Florença, variante feminina de Florêncio, nome originado no latim Florentius, a partir de florens, que quer dizer “florir”, significa “a que floresce, próspera”.

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

Florence Nightingale contraiu febre tifoide na Guerra da Crimeia, e as sequelas dessa doença foram as responsáveis pelo fim de sua atuação na enfermagem de hospitais.

Quando Florence voltou da Guerra da Crimeia, contraiu uma doença infecciosa, não se sabe exatamente qual, mas possivelmente brucelose ou febre tifoide.

Não pois não apareçe na sua biografias. Algumas biografias aponta que ele teve 2 filhos.

Há exatos dois séculos nascia Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Na época em que viveu, ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria as enfermarias com uma lanterna na mão. Nightingale nasceu em Florença, na Itália, mas era filha de ingleses.

Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a “Dama da Lâmpada” porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da Criméia, em 1856, leva uma vida de inválida. Dedica-se porém, com ardor, a trabalhos intelectuais.

Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo, nasceu em 12 de maio de 1820 e faleceu em 13 de agosto de 1910. Ana Néri foi a pioneira da enfermagem no Brasil.

Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes. (HADDAD VCN, SANTOS TCF, 2011). A enfermagem tem a meta de auxiliar os pacientes na manutenção de suas capacidades vitais, satisfazendo suas necessidades.

A luz natural passou a ser importante a partir de Florence Nightingale que valorizou a radiação solar para higienizar o ambiente e animar os pacientes, pois interferia nas sensações de relaxamento e de estímulo.

Os estudos relacionam Florence Nightingale enquanto precursora da enfermagem moderna e sua biografia nos permite identificar um perfil destemido, revolucionário e intelectualizado, uma mulher à frente do esperado para a época,e que se destacou enquanto profissional da saúde,transformando a história do cuidado prestado ...