O que é a maioridade para Kant?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A maioridade abordada por Kant trata-se de uma maioridade intelectual-moral e que carece de um processo formativo educacional que responsabiliza as gerações mais velhas e os educadores em relação às gerações mais novas.

A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu enten- dimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de de- cisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.

Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.

Maioridade é a idade mínima estabelecida por lei que determina quando um indivíduo passa a ser responsável por seus atos, tendo também obrigações e direitos civis completos.

O imperativo categórico em Kant é uma forma a priori, pura, independente do útil ou prejudicial. É uma escolha voluntária racional, por finalidade e não causalidade. Superam-se os interesses e impõe-se o ser moral, o dever. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica).

Menoridade é a incapacidade de se servir do próprio entendimento sem direção alheia. Essa menoridade é por própria culpa por esta incapacidade, quando sua causa reside na falta, não de entendimento, mas de resolução e coragem em se servir a si mesmo, sem a direção de outra pessoa.

O processo para se sair desse estado de minoridade está no autocontrole e na liberdade que cada indivíduo deve cultivar. Somos convidados a não nos acomodar, a sair em busca do saber, por isso usa o termo latino: Sapere aude! (Ouse saber). Somente através dessa ousadia é que podemos sair de nossa condição.

Porque vc passa a ter que se responsabilizar com muita coisa . e e perigoso pelo fato de vc ser punido por atos "ilegais .

Com Kant, a noção de pessoas, é a de se opor à de coisa. A pessoa é não só um sujeito de direitos, mas também um objeto de dever. Segundo Kant, a pessoa tem um valor absoluto e existe como fim, em oposição às coisas que têm um valor relativo e que são utilizadas como meios de obtenção de algo.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Kant)

Deve-se salientar que, para Kant, o sentido de crítica não é sobre tratar negativamente um tema, mas de examinar os seus limites e as condições nas quais ele é possível.

As religiões positivas, no pensamento de Kant, têm a religião racional e, portanto, a moral, como critério de seu fazer. A sua missão é promover o sumo bem comunitário (junção a priori de virtude e felicidade numa comunidade regida por leis de virtude) no mundo.

Entre os 16 anos e os 18 anos, passam a ser considerados relativamente incapazes, já respondendo pessoalmente pelos atos civis. Porém, nunca desassistidos de seus pais ou responsáveis. Assim chegamos aos 18 anos, uma idade muito aguardada. Com eles se atinge a maioridade civil, a capacidade civil plena.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

A MAIORIDADE MORAL NO EXERCICIO DA PROFISSÃO Segundo Kant, maioridade moral é quando o indivíduo deixa a menoridade moral, sendo capaz de pensar, agir por suas próprias percepções e compreensões.

Aquele que tem a menoridade não consegue pensar por si só, sempre precisa de um guia como uma Bíblia, por exemplo, ou um manual moral dogmático. A saída do homem da menoridade é através do esclarecimento. O esclarecimento permite que o homem tenha sua própria compreensão do mundo.