O que é a maior cobra do mundo?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Medusa

A maior cobra do mundo, devidamente registrada no Guinness Book of Records, mora em uma “Casa de Horrores” nos Estados Unidos. Ela se chama “Medusa” e virou pet dos donos do estabelecimento. Tem quase 8 metros de comprimento, é da espécie Malayopython.

A anaconda verde, Eunectes murinus, é a maior espécie já encontrada. Os primeiros avistamentos registrados de anacondas gigantes foram da época da colonização da América do Sul, quando os primeiros exploradores europeus entraram na selva densa e afirmaram ter visto cobras gigantes medindo até 30 metros de comprimento.

Sucuri-verde é a maior cobra do país e a segunda do mundo, podendo atingir até 8 metros.

Trata-se da sucuri, também conhecida como anaconda. O maior exemplar já registrado tem sete metros de comprimento (há relatos de sucuris maiores, mas que não tiveram seu tamanho medido oficialmente).

A única que permanece não identificada em solo brasileiro é a sucuri-boliviana (Eunectes beniensis). “Assim como as demais serpentes, as sucuris crescem durante toda a sua vida. Sucuris grandes, com mais de cinco ou seis metros, são animais raros de serem encontrados.

Também conhecidas como anacondas, as sucuris (Eunectes spp.)

A anaconda faz parte de um grande grupo de cobras encontradas no interior e ao redor da floresta amazônica. Há quatro espécies de serpentes que podem chegar perto dos relatos da anaconda gigante — as sucuris grandes. Existem quatro tipos de sucuris grandes: a verde, amarela, a sucuri manchada e a sucuri boliviana.

devora píton

Maior cobra venenosa do mundo devora píton; assista vídeo impressionante | Rádio Itatiaia.

Titanoboa cerrejonensis
Essa serpente é conhecida por ser a maior que existiu, com um corpo composto de cerca de 250 vértebras e mais de mil quilos.

A ação que é considerada criminosa conforme o artigo 29 da Lei 9.605/1998, que estabelece que “é ilegal matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre”, foi gravada e viralizou nas redes sociais.

Segundo ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região. “A chance de uma sucuri engolir uma pessoa é raríssima. Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

As espécies brasileiras do gênero Eunectes são a sucuri-malhada (Eunectes deschauenseii), encontrada na Ilha do Marajó, em regiões do Pará e do Amapá; a sucuri-amarela ou sucuri-do-pantanal (Eunectes notaeus), que é encontrada principalmente nas áreas deste bioma, mas também em algumas áreas do Cerrado, Mata Atlântica ...

A anaconda, com seis metros de comprimento, que assustou moradores de Belém na quinta-feira (2), foi devolvida à natureza pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BDA). O animal, da espécie sucuri-verde, considerada a maior serpente do mundo, foi avistado na avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro do Barreiro.

7,6 metros

Medusa é atração em casa mal-assombrada temática nos EUA. A maior cobra em cativeiro do mundo mede 7,6 metros de comprimento, pesa 136 quilos e foi recém-registrada no Guinness, o livro dos recordes.

Elas não têm veneno e matam suas presas por constrição, enrolando-se sobre a presa até que o fluxo sanguíneo dela seja interrompido. As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semiaquático) e se alimentam dos mais variados tipos de animais, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

As anacondas são nativas da América do Sul, e encontram-se principalmente nas áreas ao leste dos Andes, como no Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia.