O que é a luz vermelha los no roteador?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

A luz vermelha acesa continuamente no seu modem Vivo quer dizer que ele não está com a sessão PPP autenticada. Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha.

Atenção: a luz amarela também pode apresentar tom alaranjado ou avermelhado. Desligado – indica que o modem Wi-Fi não tem conexão com a internet. Aceso – indica que o modem Wi-Fi está registrado na rede e habilitado para funcionamento. Luz verde acesa – indica a conexão com a rede interna.

Como resolver de forma rápida os erros de conexão de internet? Desligue e ligue o modem ou computador. O nome desse procedimento é “boot” e ele resolve a maioria dos erros, pois cria uma nova comunicação entre o modem do Vivo Internet Fixa e a placa de rede.

Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada.

Quando uma fibra óptica se rompe, é preciso detectar o problema a partir de um dispositivo chamado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR). Esse equipamento de medição tem como objetivo localizar as falhas, mapear splitters, conectores e emendas e verificar se os valores de atenuação estão corretos.

Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Nesse caso, desligue o roteador da tomada, aguarde cerca de 3 minutos e ligue novamente. Se suspeitar que existem pessoas não autorizadas conectadas à sua rede, o melhor a fazer é mudar a senha da conexão Wi-Fi e evitar perda de qualidade por utilização de estranhos.

O que você deve fazer é o seguinte: ir até a entrada de Wi-Fi no seu dispositivo, esquecer a rede que está sendo utilizado, depois acessá-la novamente e inserir sua senha. Por vezes, o simples reacesso é suficiente para que você tenha sua internet de volta.

A Rede Óptica Passiva (PON), no inglês Passive Optical Network, é uma rede de ponto multiponto, feita de fibra óptica, que utiliza divisores ópticos no transporte de dados de um ponto de transmissão a múltiplos pontos, até atingir o usuário final.

Vermelho aceso – indica que o modem Wi-Fi não está recebendo sinal da fibra ótica. Apagado – indica que o modem Wi-Fi está conectado à rede.

Através do WPS, você se conecta automaticamente a uma rede, sem precisar incluir a senha, que é gerada pelo PIN do roteador por WPA. Essa senha é gerada automaticamente pelo roteador, sem influência do usuário.

Nesse caso:

  1. Faça um teste de velocidade na conexão Wi-Fi e em seguida, reinicie seu roteador;
  2. Verifique se a velocidade de conexão se mantém baixa na internet via cabo;
  3. Considere alterar seu canal de conexão nas configurações de roteador;
  4. Se o problema persistir, entre em contato com o provedor de internet.

Basta acessar o site downdetector.com.br e clicar sobre a operadora Vivo. Passo 2. O site oferece informações sobre os problemas identificados nas últimas 24 horas e relatados pelos usuários. Caso o usuário esteja com problemas, é possível relatá-lo também no próprio site.

Vermelhas. As luzes vermelhas são emergenciais. Quando um aviso desse se acende, o problema é grave e necessita de reparo imediato. Se o carro continuar funcionando com uma dessas luzes acesa, a falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total.