O que é a luz de Deus?

Perguntado por: amata5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. Uma das manifestações da Luz de Cristo é o que chamamos de consciência.

Em 1 Coríntios 1,5-7, podemos ler o seguinte: “E esta é a mensagem que dEle ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nEle treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

Viver na luz é estar na plena consciência do agora. Dito desta forma parece simples, mas se você já tentou ficar somente no agora, sabe que não é assim tão fácil assim. É fácil dizer, fique no agora, fique na sua luz.

João 8:12–36. Jesus declara: “Eu sou a luz do mundo”. Ele ensina aos judeus que Nele crêem que se O seguirem serão libertos da escravidão espiritual.

A luz serve para iluminar a escuridão, guiando os passos das pessoas.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de partículas.

Quem tem a luz de Deus não teme nenhuma escuridão.

Quando vivo a Palavra, é o próprio Deus que se torna vida em mim. E os efeitos disso são muitos. Um dos mais evidentes é a luz interior: o Espírito Santo ilumina o meu pensar e o meu agir.

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João faz uma releitura do Gênesis e também do Salmo 119, que exalta a lei de Deus, para mostrar-nos a luz verdadeira: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” Quem é a luz?

João 11:9-10 NTLH
Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.

comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus. Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

O farol do Senhor envia sinais facilmente reconhecíveis, e que nunca falham. Estas palavras de advertência, estes padrões de segurança encontram-se num folheto a ser distribuído brevemente, intitulado: Para o Vigor da Juventude.

A Palavra de Deus é a luz que ilumina as incoerências da nossa alma e do nosso coração! É a luz de que nós precisamos para viver corretamente neste mundo tão injusto e desonesto! “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (João 14, 23).

“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.

“Tal como o 'sal da terra', somos também a 'luz do mundo', e nossa luz não pode ficar escondida (ver Mateus 5:13–16).”

Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes.

A luz solar é responsável pela vida dos seres do planeta. As plantas utilizam a luz solar na produção de seu próprio alimento, liberando gás oxigênio, importante para os seres vivos. Nós não conseguiríamos sobreviver sem a presença do oxigênio no planeta.

Percebe-se, então, que sem Luz não há ser vivo, pois o crescimento do corpo dos produtores - plantas e algas, e o crescimento de outros organismos que não produzem matéria orgânica, mas precisam se alimentar - os consumidores, dependem, direta ou indiretamente da Luz solar, da energia que esta Luz traz para a Terra.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.