O que a luz azul do celular pode causar?

Perguntado por: agil . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

- O uso prolongado de eletrônicos pode afetar a saúde ocular, ocasionando em cansaço visual e envelhecimento precoce da retina. O contato direto com a luz azul diminui a frequência em que a pessoa pisca, fazendo com que os olhos fiquem mais secos e irritados.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética, assim como os raios ultravioletas. Como ela penetra a pele de maneira mais profunda, pode causar danos a longo prazo, como manchas e envelhecimento.

Filtro solar é ainda a melhor opção para proteger sua pele do surgimento do melasma. Abusar do filtro solar é a regra! O produto deve ser usado até mesmo em casa, já que estamos expostos às radiações ultravioleta A e B, em menor proporção.

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Logo, usar o celular antes de dormir pode acabar atrasando o adormecer e fazendo com que você tenha menos horas de sono por noite. No mesmo estudo foi constatado também que essa exposição pode prejudicar o ciclo circadiano, conhecido como relógio biológico do indivíduo.

Eu sei que dar aquela checada no seu smartphone antes de dormir é uma rotina muitas vezes importante e necessária, mas se você quer ter mais qualidade no seu sono deixar seu celular e outros aparelhos eletrônicos de lado e relaxar é muito importante!

O uso dos celulares pode fazer mal à saúde? Não, já que a radiação dos celulares é emitida em níveis seguros. Apesar disso, não conhecemos os efeitos da exposição à radiação emitida por esses aparelhos ao longo dos anos.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular. Bebês menores que isso não devem nem chegar perto.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

A luz azul está presente não só na luz solar, atingindo a terra durante todo o ano, independentemente das condições atmosféricas (céu limpo, nublado, chuva, etc.), como também está presente em todos os computadores e ecrãs LCD e LED, os telefones móveis, os Tablets e os dispositivos GPS.

Por isso, o corpo associa as cores frias à hora de dormir. No entanto, sem a luz azul o Night Shift provoca uma resposta orgânica do organismo mantendo o indivíduo acordado. “Nossas descobertas sugerem que o uso de luzes fracas e frias à noite e luzes mais quentes durante o dia pode ser mais benéfico”, disse o Dr.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

A luz emitida pela maioria dos celulares é azulada e, por incrível que pareça, ela é capaz de desregular completamente o nosso organismo, principalmente o nosso sono. Isso afeta o sono porque o cérebro produz menos melatonina (hormônio responsável por causar sonolência) em ambientes claros.

Use filtro solar
Normalmente, vem escrito no rótulo: proteção contra luz visível”, comenta Natália. “Por isso, quando for escolher um filtro solar, se tiver produtos com um mesmo fator – branco e com cor –, escolha o filtro com cor.

Isso significa que mexer no celular ou PC com as luzes apagadas e em ambientes escuros pode agravar a sensação de cansaço visual, pois imerge os olhos a um nível intenso e concentrado de luz. O ideal é mexer nos aparelhos de dia, e ligar as luzes dos cômodos quando a noite chegar.

Sim. Em casa também é necessário usar protetor porque estamos expostos a outras radiações como computador, celular, tablet, lâmpadas. Esse tipo de radiação também causa envelhecimento da pele e manchas. Quais os principais mitos envolvendo o uso deste produto?

Como bloquear as ondas de um celular?

  1. Desligue o telefone à noite ou coloque-o no modo avião.
  2. Não durma próximo ao seu smartphone.
  3. Use uma capa anti-radiação em seu telefone.
  4. Aprenda a limitar o uso do seu telefone celular.

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.

A radiação emitida pelos celulares
Se por um lado não há comprovação de que dormir ao lado do celular cause câncer, esse hábito pode ter outros efeitos negativos na qualidade do sono.

Desligado não basta. Para dormir melhor e desligar a ansiedade permanente, cientistas recomendam deixar o celular fora do quarto. E assim desbloquear seus sonhos.