O que é a LOA é para que serve?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Orçamento da União é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo precisa transformá-la em lei.

O orçamento é dividido em três peças de planejamento: o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Na Lei Orçamentária Anual, encontramos um planejamento de gastos definidos sobre as obras e serviços que serão prioritários pelo poder público, levando em conta os recursos disponíveis. Ademais, a LOA é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo PPA e pela LDO, ambos definidos pelo Executivo.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA). Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

Nenhuma despesa pública pode ser executada fora da LOA, mas nem tudo que ela prevê é executado pelo governo federal. Caso a LOA não seja aprovada no final de cada ano, o governo só pode executar as despesas constantes do projeto de lei orçamentária que a LDO autorizar, até que a LOA seja aprovada e sancionada.

A Lei do Orçamento Anual (LOA) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

A aprovação da lei orçamentária dá-se por meio da decretação pelo Poder Legislativo e da sanção pelo Chefe do Poder Executivo.

Quais são os principais tipos de orçamento

  1. Orçamento estático. Como o próprio nome diz, esse tipo de orçamento não muda durante o processo. ...
  2. Orçamento flexível. ...
  3. Orçamento contínuo. ...
  4. Orçamento ajustado. ...
  5. Orçamento base zero. ...
  6. Orçamento incremental. ...
  7. Orçamento do planejamento estratégico.

O processo de elaboração da LOA é desenvolvido mediante um cronograma de atividades, tendo por meta a conclusão do projeto antes do dia 15 de setembro, data estabelecida no art. 135 da Constituição Estadual como prazo limite para encaminhamento do projeto da LOA à Assembleia Legislativa.

O orçamento secreto é como ficaram conhecidas as emendas de relator, identificadas também como RP9. É uma ferramenta que permite que parlamentares façam o requerimento de verba da União sem detalhes como identificação ou mesmo destinação dos recursos.

Apresentada sempre no segundo semestre de cada ano, a LOA estima a receita e fixa a despesa do exercício financeiro, ou seja, aponta como a administração pública vai arrecadar e como irá gastar os recursos públicos (Senado Federal).

165 da Constituição, a partir da LRF, fica a LOA obrigada a apresentar medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado. Comparando o que ocorreu com a LDO, o impacto da lei fiscal sobre a lei orçamentária anual foi menor.

[7] Como o PPA se conecta com a LDO e a LOA? A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), em seus artigos 5º e 16º, vincula o PPA às leis orçamentárias.

A LOA contém todos os gastos do Governo Federal e seu projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.

A LOA tem vigência anual. A cada ano é elaborada e aprovada a lei orçamentária do ano seguinte, com vigência de 01 de janeiro a 31 de de dezembro.