O que é a literatura digitalizada?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Literatura digital é aquela obra literária feita especialmente para mídias digitais, impossível de ser publicada em papel, pois utiliza ferramentas próprias das novas tecnologias, como animações, multimídia, hipertexto, construção colaborativa.

A leitura digital é aquela realizada em suportes tecnológicos com o auxílio da internet. Essa leitura pode ser realizada em diversos suportes, como as redes sociais, blogs, páginas virtuais e e-books, a partir de computadores, tablets e aparelhos celulares.

A literatura digital tem suas vantagens, possui ferramentas metodológicas para promover pesquisa, flexibilidade no acesso à aprendizagem, economia de espaço, baixo custo de produção, recursos para despertar no aluno a capacidade de leitura.

1 – A leitura digital é mais acessível
Livros físicos podem ser difíceis de transportar, organizar em acervos e alcançar pessoas em locais distintos. Com a leitura digital, é possível organizar, em um único espaço virtual, uma série de obras, com sistemas de busca e ferramentas de pesquisa mais eficientes.

Quais são os benefícios da leitura digital?

  • Economia de espaço e praticidade.
  • Economia de recursos.
  • Atualização e Durabilidade.
  • Personalização, acessibilidade e interatividade.
  • Alinhamento a questões ambientais.
  • Ampliação do acesso.

Conheça as vantagens e as desvantagens do livro digital

  • Não ocupa espaço. Sabe quando você quer viajar, mas não tem muito espaço na mochila ou na mala para colocar aquele livro grande e pesado? ...
  • Sustentável. ...
  • Mais barato. ...
  • Chega na hora. ...
  • Em qualquer hora, em qualquer lugar. ...
  • Mais fácil de se distrair. ...
  • Cansativo. ...
  • Pode descarregar.

As primeiras experiências de literatura digital têm suas raízes na poesia concreta, que já esboçava uma poesia-em-movimento, mas que ainda ficava presa à página impressa.

Com o advento da internet e o conseqüente surgimento de novas tecnologias, o mundo literário alcançou o mundo digital (ou foi o contrário?) originando o que chamamos e-books. de 1998 são lançados os primeiros dispositivos ou softwares de leitura digital: os e- books reader device.

Como podemos observar, os gêneros digitais são, assim como os textuais, extremamente amplos. O principal foco é sempre transmitir uma informação de qualidade, mas de modo rápido, com o objetivo de instigar o leitor a terminar a sua leitura e, quem sabe, aprofundar os seus conhecimentos em outro conteúdo.

A internet também possibilitou a praticidade na leitura. A tecnologia está sempre evoluindo e novos métodos estão sempre sendo criados, como o livro digital, que tem como melhor exemplo o kindle, um aparelho que permite aos usuários ler livros, jornais, revistas, além de comprar, baixar e pesquisar.

Além disso, atualmente, a leitura digital acaba se tornando uma grande aliada também. Afinal, ela facilita o acesso a diferentes obras, a qualquer momento. Sem contar que barateia o custo de aquisição de livros e ainda facilita o acesso a diversos títulos gratuitos.

Como formar leitores na era digital?

  1. Uso de meios digitais. Plataformas digitais podem facilitar o acesso à leitura. ...
  2. Os hábitos dos alunos. ...
  3. O incentivo para leitores na era digital inicia em casa. ...
  4. Ensino lúdico desde a alfabetização.

Por terem se projetado no ciberespaço, conseguem então promover o contato entre pessoas de forma não presencial e servem para além do compartilhamento das experiências literárias, mas também para diminuir ansiedades e stress provocados pela pandemia (CAPIBARIBE, 2020).

A maior vantagem do e-book é a sua praticidade: ele não pesa nada, então você pode andar com a sua biblioteca inteira na bolsa sem problemas, e na hora da compra, basta um clique e ele já estará disponível para leitura. Só estas vantagens já são suficientes para que muitas pessoas adotem os livros digitais.

tecnologia é uma aliada da literatura tradicional ou ameaça a existência dos livros físicos. Sabe-se que a leitura é uma ferramenta básica para aquisição de conhecimento, e ler é um ato similar ao de pensar. Isso não significa a ruptura com a leitura do mundo e da palavra, pois como afirma Barthes apud Silva (2009, p.

Se a alfabetização ensina o estudante a ler e escrever, a alfabetização digital ensina o aluno a compreender e manejar as ferramentas disponíveis nos computadores e na Internet. Faz parte deste tipo de ensino a capacidade de encontrar, avaliar, criar e transmitir informação.

Neurocientista explica que, como leitores cada vez mais digitais e desatentos, podemos comprometer nossa capacidade de entender textos complexos, de desenvolver empatia e de pensar criticamente.

A tecnologia pode ser usada para melhorar a capacidade de leitura de várias maneiras, seja para melhorar e sustentar os níveis de interesse da geração que nasceu conectada, melhorar o vocabulário, a fluência e até mesmo a compreensão de palavras visuais por meio da leitura em um computador ou tablet.