O que é a lírica camoniana?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Na lírica camoniana, a "medida nova", ou seja, a poesia que segue os modelos estéticos renascentistas, surge a par da poesia com sabor trovadoresco dos Cancioneiros ("medida velha"). Na poesia de influência tradicional, é evidente o aproveitamento da temática da poesia trovadoresca e das formas palacianas.

Na poesia lírica, Camões escreveu poemas em medida velha (redondilhas) e poemas em medida nova (decassílabos), influência dos humanistas italianos, principalmente do poeta Petrarca (1304-1374). As formas líricas compostas foram o soneto, as éclogas, as odes, as oitavas e as elegias.

Os principais temas são o amor, além da mutabilidade que apresenta o mundo. Camões foi um dos maiores poetas de Portugal, de tradição portuguesa, tratava do amor de forma bela, e suas obras reverberam até a atualidade em decorrência da riqueza de detalhes diante do que compunha acerca do amor, seu principal tema.

Quando se pensa na lírica camoniana, é preciso lembrar que o escritor português vivenciou a época clássica da literatura portuguesa, marcada pelo regresso ao país, em 1526, do poeta Sá de Miranda. Da Itália, ele trouxe o soneto, forma racionalista de interpretar o mundo em 14 versos.

classicismo

A obra de Luís Vaz de Camões pertence ao classicismo, estilo de época renascentista e que, portanto, apresenta, em linhas gerais, as seguintes características: Materialismo. Idealização da realidade. Valorização da razão, da ciência.

Sua poesia lírica é marcada por uma dualidade: ora são textos de nítida herança da tradicional poesia portuguesa, ora são poesias perfeitamente enquadradas no estilo novo do Renascimento. III. Escreveu “Os Lusíadas”, considerado maior poema épico da língua portuguesa.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

Exemplos de gênero lírico
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

A Epopeia escrita em dez cantos, tem como tema as navegações ultramarinas do século XVI, as grandes conquistas do povo português e a Viagem de Vasco da Gama às Índias. A mitologia greco-romana a o Cristianismo são temas recorrentes na obra.

Assim, é possível observar, nas obras do escritor, as seguintes características dessa escola literária: versos regulares, amor e mulher idealizados, bucolismo, além de referências greco-latinas. Não pare agora...

O escritor português Camões foi um dos principais representantes desse gênero poético. A poesia épica apresenta as seguintes características: - Narra eventos grandiosos (guerras, conquistas, navegações importantes, descobrimentos marítimos, etc.). - Geralmente, há um herói, que realiza grandes ações.

Trata-se de uma composição formada por dois quartetos (conjunto de quatro versões) e dois tercetos (conjunto de três versos), contendo 14 versos no total.

O estudo camoniano é de suma importância para a compre- ensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor en- tre a época arcaica e moderna. Seus textos, sua “engenhosidade e ar- te” são indiscutíveis.

Para fugir das perseguições, em 1547, Camões resolve embarcar, como soldado, para a África. Serviu dois anos em Ceuta. Combateu contra os mouros e durante uma briga perdeu o olho direito.

  • Os Lusíadas (1572)
  • Sonetos de Luís de Camões (1595)
  • A lírica de Luís de Camões: (textos escolhidos) (1595)
  • Rimas de Luís de Camões
  • Melhores Poemas Luís de Camões
  • A ilha dos amores (1944)