O que é a lírica amorosa?
Entende-se por lírica toda a produção poética de ordem amorosa, definida pelo excesso de sentimentalismo, que destaca os sentimentos, co- locando-os à frente do pensamento racional.
Quais as características da lírica amorosa de Gregório de Matos?
Análise da poesia Lírica-amorosa Gregório de Matos. A poesia lírico-amorosa de Gregório de Matos é construída em torno de contradições (antíteses) e pares de opostos (paradoxos), utilizando figuras de linguagens como o oximoro, que reforça essas contradições.
O que é a lírica de uma música?
É um estilo de música muito antigo
Como eles contavam grandes histórias de forma cantada, o termo acabou sendo fortemente associado tanto à música quanto à poesia. Os poemas líricos são aqueles com grande musicalidade e subjetividade em seus versos.
O que é uma linguagem lírica?
Linguagem. No gênero lírico, normalmente é utilizada a linguagem conotativa, ou seja, quando as palavras empregadas estão em seu sentido figurado, em seu sentido poético. Assim, o poeta tende a alterar o sentido de palavras cristalizadas no cotidiano para atribuir-lhe um sentido mais amplo.
Quais são as principais características do gênero lírico?
A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Quais são os gêneros líricos?
Subgêneros do gênero lírico
Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria. Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria. Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza. Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.
O que é eu lírico exemplo?
Exemplos de gênero lírico
Manteve-se a musicalidade dos versos por meio de uma série de recursos, como as aliterações, os vocábulos e as rimas. Outra particularidade é a presença do chamado “eu-lírico”, a "voz” existente na obra que assume o papel de expressar as emoções, pensamentos e sentimentos profundos do autor.
Qual é a origem da palavra lírica?
O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.
Como era a poesia lírica de Gregório de Matos?
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.
Quais as Liricas utilizadas por Gregório de Matos?
O poeta produziu poesia lírico-filosófica, sacra e satírica. Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero.
O que Gregório de Matos defendia?
Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos. Neles, o autor criticava, sem medo, a corrupção política dos governadores da Bahia e a corrupção moral do clero.
Como é a voz lírica?
O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.
Quais são os temas mais comuns na lírica?
Assim, encontramos temas tradicionais e populares (o amor, a saudade, a beleza da mulher, o contacto com a natureza, a ida à fonte...), o ambiente cortesão com as suas "cousas de folgar" e as suas futilidades, o humor.
Quem canta música lírica?
O canto lírico é conhecido pelos cantores de óperas e cantos sacros. Ele privilegia um trato vocal (espaço compreendido entre as pregas vocais e os lábios) mais alongado e utiliza tessituras (disposição das notas para se acomodarem a uma determinada voz ou a um dado instrumento) mais agudas.
Quais são os tipos de poesia lírica?
Os subgêneros do texto lírico
Hino - poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria; Elegia - poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza; Idílio - poema lírico sobre a vida pastoril bucólica; Écloga - poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica que recorre ao uso de diálogos.
Quais são os elementos da poesia lírica?
Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.
Qual é a função do gênero lírico?
O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.
Como saber se o texto e lírico?
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Quais são os tipos de gênero literário?
Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.