O que é a linguagem poética?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

Recurso linguístico que foca na mensagem do emissor
A Função Emotiva, também chamada de Função Expressiva, fundamenta-se na subjetividade, isto é, na mensagem que é utilizada pelo emissor, caracterizada pela transmissão de emoções e sentimentos.

A função poética, também denominada estética, é uma das seis funções da linguagem e se centra na forma da mensagem, já que se utiliza para produzir um efeito estilístico e estético. Por exemplo: A lua brilhava em seus olhos.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Na literatura, a estrofe é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de versos que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, a estrofe representa um conjunto de versos, que por sua vez, correspondem a uma linha do texto poético.

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes.

Características da Função Poética
Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora. Proporciona uma subjetividade ao texto.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva.

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

São elas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e presentes. A coordenadora da clínica-escola do curso de Psicologia da UNICID, Ana Flavia da Costa Parenti, conta que cada pessoa pode possuir até duas dessas linguagens, sendo uma delas preponderante.

A linguagem verbal utiliza palavras para estabelecer a comunicação, que são utilizadas tanto na escrita como na oralidade. A linguagem não verbal não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, recorrendo a outras formas de comunicação, como gestos, sinais, símbolos, cores, luzes,…

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

5 exemplos de função emotiva ou expressiva
É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.