O que é a lide de uma notícia?

Perguntado por: acaldeira3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Paulo (1992) define lide como uma palavra aportuguesada do inglês “lead”, que significa conduzir, liderar. Ele é a abertura da notícia e, portanto, o responsável por conduzir, por introduzir o leitor naquilo que será noticiado e por despertar seu interesse para que haja uma continuidade de leitura da notícia.

O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.

Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor. O caráter condutor do lide se aplica para quem lê e para quem escreve.

O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

No jornalismo, o lide (do inglês lead, que significa liderança ou introdução) consiste no primeiro parágrafo do texto jornalístico que traz uma prévia da notícia, ou seja, fornece informações básicas sobre o tema central da história.

O lide jornalístico existe para transmitir as principais informações da notícia ou da reportagem, artigo… Por isso é baseado nas seis perguntas mais importantes para respostas, que chamamos das “seis perguntas do lide”: O quê, quem, quando, como, onde e por que.

O que é lide e linha fina? São recursos jornalísticos que auxiliam na melhor absorção da notícia. A diferença entre lide e linha fina é que o lide está incorporado ao texto, sendo, geralmente, o primeiro ou o primeiro e o segundo parágrafos do texto, contendo todas as informações relevantes.

[ Imprensa ] Parte introdutória de um artigo ou notícia, geralmente o primeiro parágrafo, que sintetiza o conteúdo do texto que se segue.

Lide (lead): o lide ou lead (em inglês), em termos jornalísticos, é a introdução e apresentação do conteúdo. Corpo do texto: é a parte em que o jornalista detalha as informações apresentadas ao início do texto.

Paulo (1992) define lide como uma palavra aportuguesada do inglês “lead”, que significa conduzir, liderar. Ele é a abertura da notícia e, portanto, o responsável por conduzir, por introduzir o leitor naquilo que será noticiado e por despertar seu interesse para que haja uma continuidade de leitura da notícia.

O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.

No lide, que é o primeiro parágrafo do texto, o produtor da notícia apresenta um resumo do fato noticiado, indicando o que aconteceu, com quem, quando, onde e como.

Onde? Porquê? Como? A ordem pode variar, mas são essas as respostas que um leitor deve encontrar num texto jornalístico, de preferência entre o título e o lead (ou lide) da notícia, que é o termo dado àquele primeiro parágrafo super informativo.

O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Segundo o Manual da Folha de São Paulo, Lide ou “Lead” (palavra originária do inglês), é a primeira parte de uma notícia. Geralmente, o parágrafo inicial posto em destaque fornece ao leitor informações básicas sobre a notícia e tem o objetivo de esclarecer o assunto principal da notícia.

Continuar lendo Como se faz um lide?