O que é a liberdade de aprender?
A liberdade de aprender se manifesta pelo reconhecimento de que a aprendizagem resulta de condicionamentos, implicações e conseqüências individuais. Por isso, quem tem liberdade de liberdade tem o poder conservar condicionamentos ou transformá-lo em benefício de uma assimilação ativa, essência do aprender.
O que é liberdade de escola?
Liberdade de expressão na escola pode passar a ser assegurada pela LDB. A liberdade de expressão, opinião e pensamento no ambiente escolar poderá ser assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação — LDB (Lei 9.394, de 1996) a estudantes e profissionais da educação básica e superior.
Qual é a importância da liberdade para o aprendizado e para a religião?
Resposta verificada por especialistas. A importância da liberdade no contexto educacional para a aprendizagem e para a religião se consubstancia na diversidade de opinião e de adaptação de cada pessoa a um modelo único de crença e de se captar informações.
Como estimular a liberdade em ambientes escolares?
Promova um ambiente favorável
Para conseguir estimular a autonomia nos estudantes é essencial oferecer ferramentas e deixá-las acessíveis. Ter um ambiente físico acolhedor e receptivo para a exploração e a criatividade é uma maneira de convidar cada indivíduo para tomar posse do ambiente.
Por que liberdade académica?
A liberdade de cátedra ou liberdade acadêmica é um princípio que assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Tem como finalidade a garantia do pluralismo de idéias e concepções no ensino, especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica.
Como a educação pode ser uma prática de liberdade?
Em Educação como Prática da Liberdade, apontou que a palavra podia deixar de ser o veículo das ideologias alienantes para tornar-se o instrumento de uma transformação do homem e da sociedade. Para ele, este era o papel da escola: o de ensinar o aluno a ler o mundo e nele intervir positivamente.
O que o Paulo Freire defendia?
Paulo Freire defendia a tese de que a educação deve valorizar a cultura do aluno, reconhecendo que, estando alfabetizado ou não, o aluno leva à escola uma cultura própria, que não é pior nem melhor que a do professor e, portanto, há um aprendizado mútuo.
Qual é a educação defendida por Paulo Freire?
Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.
O que significa ter direito à liberdade?
Em sentido amplo, a liberdade seria a capacidade de fazer e não fazer tudo o que seja licitamente permitido. Em outras palavras, constitui o direito de toda pessoa de organizar, de acordo com a lei, sua vida individual e social conforme suas próprias opções e convicções.
Qual a relação entre educação e liberdade?
A relação de liberdade e educação é que uma caminha lado a lado com a outra ,pois se educamos nossos filhos ,nossa família, eles vão ser livres com responsabilidade ,e ainda poderão ajudar alguém com a sua educação e liberdade de ser quem é.
O que é liberdade ensino fundamental?
A liberdade trata-se do direito de ser livre, de se mover, de se comportar, de falar, de pensar, de se vestir, de acordo com sua vontade.
Qual a importância da liberdade na relação com as pessoas?
Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição daquele que é livre, ou seja, é a capacidade que alguém tem de agir por si próprio. Isso constitui que um indivíduo pode tomar decisões, independentemente de uma determinação externa, além de arcar com as consequências oriundas de suas respectivas escolhas.
O quê 3 liberdade?
O que é liberdade:
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.
Qual a importância do artigo 18?
O artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) afirma que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em ...