O que é a letra bastão?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita.

Bastão: toda em maiúscula, a que chamamos “letra de forma” ou “caixa alta”, comum em literatura infantil, principalmente para os mais pequenininhos. Sim, essa é a letra mais fácil, pois facilita a compreensão já que seus símbolos gráficos são completamente separados.

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

Também chamada de manuscrita ou escrita à mão, a “letra cursiva” é assim chamada porque caracteriza o estilo de escrita manual em que as letras são ligadas umas às outras, permitindo que a palavra praticamente seja escrita com um único traço.

As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.

As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z. As formas minúsculas são: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

Os 5 tipos de estilos de escrita e por que você deve dominar cada um deles

  1. Escrita narrativa. A escrita narrativa é a forma mais simples de contar uma história: é simplesmente sobre compartilhar algo que acontece com um personagem. ...
  2. Escrita descritiva. ...
  3. Escrita persuasiva. ...
  4. Escrita expositiva. ...
  5. Escrita criativa.

"A escrita em letra bastão é mais fácil para as crianças, pois elas não precisam aprender a conectar as letras, como na letra cursiva.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A letra de mão é chamada de letra cursiva!

Quais são os diferentes tipos de letras? Letra de forma, letra cursiva e letra de imprensa.

A letra de imprensa (também denominada letra bastão, letra de máquina ou letra de forma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde, grosso modo, àquele dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.

“A letra cursiva melhora a coordenação motora fina, isto é, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letra que é própria de sua identidade, a criança também desenvolve noções de orientação espacial”, explica a educadora.

Alfabeto ou abecedário é o conjunto de letras que utilizamos na escrita para reproduzir os sons da fala. O alfabeto completo da Língua Portuguesa tem origem no alfabeto latino ou romano, que é o mais utilizado no mundo e tem 26 letras.

Explique um pouquinho sobre a letra cursiva que é uma maneira de escrever as letras do nosso alfabeto e fale sobre as letras MAIÚSCULAS, que são as letras grandes, geralmente usadas no início de uma frase ou para nomes próprios de pessoas, estados e países, e, as letras minúsculas, que são as letras usadas para ...

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Importância da letra cursiva
Porém, estudiosos já confirmaram que a letra cursiva ainda pode colaborar para o desenvolvimento cerebral do ser humano, porque desenvolve áreas no cérebro responsáveis pela linguagem, pela memória de trabalho e pelo pensamento.

Quais são os diferentes tipos de fontes de letras?

  • Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços;
  • Sans-Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas;
  • Moderna (artísticas): são tipografias mais enfeitadas.
  • Script (handwriting): simula a escrita à mão;