O que é a leitura de uma obra de arte?

Perguntado por: tmoraes8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em termos ideais, a “leitura” de uma obra implicaria que estudássemos alguns elementos como: Sua dimensão técnico-formal: os materiais utilizados e o tratamento de elementos (cor, desenho, luz, perspectiva, composição, etc.). Sua dimensão simbólica ou sugestiva.

Na leitura formal, há a observação dos elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume e a perspectiva. Na leitura interpretativa o observador coloca o que pensa sobre a obra, não existe certo ou errado.

como analisar uma pintura

  1. Análise Formal. a. Identificação (nome do artista, título da obra, local e data de produção, localizações anteriores e actual); b. Dados técnicos (dimensões, materiais, condição da obra); c. Temática; ...
  2. Análise de Conteúdos. a. Identificação do sujeito; b. História do sujeito; c.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

A leitura de imagem deve ser feita de forma crítica, de modo a observar todos os elementos que a compõe, além de analisar se há alguma intertextualidade ou conhecimento prévio sobre o gênero de imagem avaliada.

Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo.

É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.

Dessa forma, esses três elementos: leitura, compreensão e interpretação, devem estar interligados para que o processo de leitura seja concretizado de forma efetiva.

Observe a composição e a perspectiva da obra de arte, inclusive se é cheia de detalhes, simétrica, e o ângulo. Por exemplo, em “A Última Ceia” de Tintoretto, a composição e a perspectiva estão em um ângulo de cima, que é diferente da maioria das pinturas de “A Última Ceia”, que costumam ser simétricas e centralizadas.

Como avaliar artistas jovens

  1. shows individuais.
  2. shows em grupo dos quais o artista participou.
  3. entrevistas, artigos ou resenhas sobre o artista.
  4. prêmios ou distinções que o artista ganhou.
  5. colecionadores ou instituições que possuem o trabalho do artista, e assim por diante.

Leitura formal é a leitura de um texto para compreender seu significado literal, ou seja, o que o autor quis dizer com o texto. Para fazer uma leitura formal, é preciso ler o texto atentamente e, à medida que for lendo, fazer anotações sobre o que está sendo lido.

Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

A leitura é uma atividade complexa que requer o envolvimento de diferentes aspectos cognitivos, sociais e culturais, para sua realização. Para tal, dois processos são considerados fundamentais: a decodificação e a compreensão.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Já Fayga Ostrower (1983), no seu livro Universos da Arte, apresenta cinco elementos visuais: a linha, a superfície, o volume, a luz e a cor.

Estes podem ser divididos em quatro grupos: elementos conceituais (ponto, linha, plano e volume); elementos visuais (formato, tamanho, cor e textura); elementos relacionais (direção, posição, espaço e gravidade) e elementos práticos (representação, significado e função).

– Uma obra de arte é algo que é marcado por informações conceituais ou estéticas; – E uma obra de arte pode ainda apresentar características de uma dada época ou de um movimento artístico qual a pessoa que a elaborou fez parte. Conta-se que as primeiras obras de arte foram produzidas na época da pré-história.