O que é a Lei de Morgan?
Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).
O que e uma implicação lógica?
Implicação lógica é uma relação entre duas proposições compostas dadas e uma tautologia. Portanto, na composição de uma tabela-verdade que apresenta tautologia, a partir da condicional p q, ter-se-á o valor lógico V na última coluna. Determine os valores lógicos da proposição ~q ~p, completando a tabela abaixo.
O que e uma lógica sentencial?
Em lógica e matemática, uma lógica proposicional (ou cálculo sentencial) é um sistema formal no qual as fórmulas representam proposições que podem ser formadas pela combinação de proposições atômicas usando conectivos lógicos e um sistema de regras de derivação, que permite que certas fórmulas sejam estabelecidas como ...
O que é um valor lógico?
Um valor lógico só pode assumir dois estados: VERDADEIRO ou FALSO, ou seja, o resultado de uma expressão lógica, diferente das expressões aritméticas, por exemplo, que nos retornam um número, só poderá nos retornar verdadeiro ou falso.
Porque a tabela foi criada?
A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades. Muitos estudiosos já tentavam organizar estas informações e, portanto, muitos modelos anteriores foram apresentados.
O que diz a álgebra booleana?
Uma álgebra Booleana pode ser definida com um conjunto de operadores e um conjunto de axiomas, que são assumidos verdadeiros sem necessidade de prova. Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é a chamada Álgebra Booleana.
Como surgiu a lógica booleana?
Quem criou a lógica booleana foi o matemático George Boole, que publicou seu primeiro trabalho em 1840. George teve uma influencia muito grande no que hoje conhecemos como desenvolvimento de software, mesmo sem ele ter a mínima noção que isso aconteceria.
Como saber se o argumento e válido?
Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.
Quais são os conceitos de lógica?
A lógica é a ciência que expõe as leis, modos e formas do conhecimento científico. Trata-se de uma ciência formal desprovida de conteúdo, que se dedica ao estudo das formas válidas de inferência. Trata-se portanto do estudo dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.
Qual e a função da lógica?
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
Quais os 3 tipos de lógica?
A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.
Qual e a diferença entre sentença e proposição?
Portanto, a diferença entre as sentenças abertas e as sentenças fechadas (que são as proposições), é que nas proposições é possível determinar o sujeito e valorá-las com Verdadeiro ou Falso, enquanto que nas sentenças abertas não podemos determinar o sujeito.
Quais são os principais tipos de lógica?
Alguns dos principais tipos de lógica são:
- lógica computacional;
- lógica formal;
- lógica matemática.
Como saber se a sentença e verdadeira ou falsa?
Quando uma sentença for verdadeira, diremos que seu valor lógico é verdadeiro; quando ela for falsa, diremos que seu valor lógico é falso. 16 4 = 4 é uma sentença verdadeira. 4 = 4 também é falsa. Outros exemplos de sentenças abertas s˜ao: • x2 < 9; • 3a + 1 < 13; • x3 = 1; • 2x + y = 15.
Qual a regra do se então?
5) Negação do conectivo “se, então”: mantém a primeira proposição, nega a segunda proposição e troca o conectivo “se, então” pelo conectivo “e”.
Quais os 3 princípios da lógica proposicional explique?
1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.
Quais são os três princípios da lógica formal?
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.