O que é a lei da semeadura?

Perguntado por: rmarinho8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

A lei da semeadura está explicada em Gálatas 6:7-8: cada um colhe aquilo que semeou em sua vida. Quem semeia uma vida de pecado colherá destruição, mas quem semeia uma vida dedicada a Deus colherá a vida eterna. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.

A lei da semeadura e da colheita no Novo Testamento
Certamente os dois textos mais lembrados do Novo Testamento nesse sentido foram escritos pelo apóstolo Paulo. O primeiro foi direcionado aos cristãos de Corinto, e o segundo aos cristãos da Galácia (2 Coríntios 9:6; Gálatas 6:7,8).

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba.

No livro A Bíblia Da Lei Da Atração: Guia Básico Para Atrair Tudo O Que Você Quer Em Sua Vida, Ganhe Dinheiro, Atraia Novos Relacionamentos E Seja Mais Feliz você desenvolverá um sistema mental que vai transformar a maneira que você pensa sobre a sua vida de uma maneira prática e simples, fazendo uma grande mudança em ...

Semeaduras em meios sólidos em tubos

  • Estria sinuosa em ágar inclinado.
  • Estria reta em ágar inclinado.
  • Picada em ágar inclinado.
  • Picada em profundidade.
  • Difusão.
  • Pour plate ou disseminação (método em profundidade)

O ideal é que depois da semeadura, venha a colheita.

2Coríntios 9:6-10 NTLH
Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

Na parábola de Jesus, algumas sementes caíram à beira do caminho, no chão duro e sem umidade. A semente não penetrou na terra e, por isso, os passarinhos vieram e a comeram. Outras sementes caíram no terreno pedregoso. A semente até nasceu, mas por falta de umidade, mais tarde secou.

O que você tem semeado em seu lar? Que tipo de semente está dentro dos frutos de sua vida (amor, paciência, bondade… ou: irritação, ódio, ressentimento, mentira, orgulho…)? Semeie a semente do amor, do perdão, da compreensão, da misericórdia, da compaixão, da humildade, do desprendimento, da consagração etc.

O apóstolo Paulo mostrou este princípio mais completamente em Gálatas 6.7-10: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.

E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho!

Porque todos somos responsáveis pelo que está acontecendo, como todos nós somos responsáveis pelo que viemos plantando. Estamos colhendo o que plantamos. Alguns de nós semearam sementes de boa qualidade, outros, sementes de qualidade mal selecionadas, outros semearam pragas, mas todos plantamos no mesmo campo.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.

“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. Ou seja, se você ficar observando o vento, você nunca vai semear. Certa vez, eu ouvi o Apóstolo pregando que Deus havia falado com ele.

Não peça o mal para nenhuma pessoa: jamais peça algo diretamente ruim para alguém nem algo bom para você que possa prejudicar os outros. Não peça um relacionamento com uma pessoa específica: as pessoas não são objetos, e nós não somos donos dos sentimentos delas.