O que é a lei da hierarquia?

Perguntado por: egil . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A lei da ordem ou hierarquia indica que os que nos antecederam tem preferência sobre os que vieram depois. Por isso, precisamos respeitar os avós, pais, irmãos mais velhos e todos os ancestrais… A vida somente chegou até nós porque outros contribuíram para isso, os nossos antepassados!

O filósofo e teólogo Bert Hellinger, criador das constelações familiares, observou em seus estudos que existem 3 leis universais que regem as dinâmicas familiares, conhecidas tambem como as 3 leis do amor: A lei da Hierarquia. A lei do equilíbrio. A lei do pertencimento.

As 5 Ordens da Ajuda

  • A primeira das Ordens da Ajuda: Equilíbrio.
  • A segunda das Ordens da Ajuda: Limites e humildade.
  • A terceira das Ordens da Ajuda: Maturidade.
  • A quinta das Ordens da Ajuda: Honra e respeito.
  • Constelação Familiar e Thetahealing.

O “pertencimento” da mãe dentro da Constelação Familiar
A mãe por muitas vezes exerce um papel preponderante na formação familiar, trabalhando para que todos se sintam pertencentes ao sistema. Ela é a figura aglutinadora, capaz de superar diferenças em nome da união e harmonia familiar.

Dito tudo isso, a constelação familiar pode ser perigosa, pois não há comprovação cientifíca empiríca - tanto que não é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A prática possui diversas controvérsias e para muitos ela é considerada um conjunto de comprovações pseudocientíficas.

O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, afirma que o uso da constelação pode fazer surgir conflitos de ordem emocional e psicológica. A consteladora e professora da Escola Hellinger no Brasil, Marilise Einsfeldt, acredita nos resultados da constelação familiar.

O Conselho Federal de Psicologia emitiu a NOTA TÉCNICA CFP Nº 1/2023 repudiando o uso das Constelações Familiares. Afirmou se tratar de prática que invisibiliza a violência doméstica, viola a Lei Maria da Penha, o ECA, e constitui infração disciplinar no exercício da profissão.

As leis mais conhecidas são a lei do amor, a lei da evolução, a lei da atração, a lei do trabalho e a lei da prosperidade. Essas leis foram criadas por uma inteligência suprema, Deus, e tem o caráter da impessoalidade, da permanência, e da universalidade, ou seja, dirigem-se a tudo e a todos.

Lei do Equilíbrio. É a força de coesão que está por trás de manifestações que parecem opostas. É exatamente porque o ser humano não consegue conceber a quietude receptiva dentro do movimento ativo que ele foge do movimento, do vir a ser, do esforço.

As ordens do amor são basicamente três: hierarquia, equilíbrio entre dar e tomar e pertencimento.

Agradecer é uma ótima forma de compensação entre o dar e o tomar. O agradecimento não exime o dar, mas às vezes é a única resposta possível, pelo menos naquele momento. É uma forma de reconhecer o que foi dado, muitas vezes como um presente, e sem que aquele que deu saiba se receberá algo em troca.

Lei da ordem
A lei sistêmica da ordem faz alusão ao respeito natural que devemos entregar a todas as pessoas que nasceram antes de nós na família. Nisso, fica estabelecida uma hierarquia natural em que os mais velhos sempre vão ficar em prioridade.

"Às ordens" é uma expressão que indica disposição para ajudar, colaborar ou obedecer. Pode ser utilizada em contextos informais ou formais, como forma de mostrar respeito, educação ou prontidão para atender às solicitações de outra pessoa.

A agricultura era a principal atividade econômica. O feudo era autossuficiente, ou seja, produzia tudo o que era necessário para a sobrevivência de seus habitantes. A maioria da relações comerciais dispensava a moeda e se baseava na troca. A sociedade era dividida em três ordens: clero, nobreza e camponeses.

Ordem e classes do sistema de numeração decimal

Classe dos MilhõesClasse dos Milhares
5
9ª Ordem8ª Ordem5ª Ordem
Centenas de MilhãoDezenas de MilhãoDezenas de Milhar
100.000.00010.000.00010.000

Como honrar pai e mãe na Constelação Familiar
É preciso soltar todas as críticas, exigências, reclamações, julgamentos e faltas para seguir em frente.

Tomar a mãe é concordar com um fato, reverenciar a vida que veio por meio dela. Você toma a pessoa e, na medida em que faz isso, tem a vida em sua plenitude. A partir deste simples ato, o sucesso profissional pode chegar e os relacionamentos podem ser mais leves.

É nele em quem nos agarramos para ir além, quem nos permite ir para o mundo. Ele cuida, sem superproteger, e deixa que o erro surja para que a lição seja aprendida.