O que é a justificativa de uma pesquisa?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Em linhas gerais, a justificativa de um projeto é a explicação das motivações para fazer aquela pesquisa científica. Como o próprio nome sugere, é o elemento do trabalho que justifica o próprio projeto de pesquisa.

A justificativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho. Procure pensar a respeito da justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.

A justificativa é toda e qualquer prova ou causa que confirme a veracidade e a ocorrência de um fato ou a justiça de uma ação praticada. Ela se refere a toda ação que pode respaldar uma suposta hipótese de algum conhecimento, causa ou ação.

A justificativa e o contexto caminham de maneira conjunta. Aqui, especificamente, deve-se direcionar o texto para explicar porque a estratégia definida pelo projeto foi escolhida para resolver o(s) problema(s) apresentado(s) no contexto ou aproveitar suas potencialidades.

A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento. A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado.

12 linhas

Justificativa. O pré-projeto de pesquisa em graduação ou pós-graduação também exige uma justificativa que deve ter de dois a três parágrafos, num total de 12 linhas. Nesse tópico, o estudante deve destacar a relevância do tema e contextualizá-lo dentro de uma realidade específica.

A justificativa é parte do trabalho em que se fundamentam as motivações para realizar aquela pesquisa. Como o próprio nome diz, é o elemento que justifica o seu trabalho. Você pode pensar a justificativa como a maneira pela qual você vai explicar para alguém sobre a importância do seu trabalho.

A justificativa como ponto de partida
Em virtude da finalidade de uma justificativa, ela nada mais é do que o seu ponto de partida. Nesse sentido, a primeira coisa que você precisará deixar clara em sua pesquisa é a perspectiva sobre a qual está trabalhando, pois todo o seu trabalho será influenciado por ela.

O primeiro elemento da introdução é a justificativa, com 01 a 03 parágrafos em que o pesquisador deve demonstrar por que seu tema é relevante. Na justificativa, você deve situar o leitor sobre o assunto do trabalho, fazendo uma contextualização.

A Justificativa de um Projeto de Pesquisa é uma das partes mais importantes, e ela precisa ser bem elaborada. É por meio dela que as pessoas de fato irão entender a relevância da sua proposta.

A justificativa configura o conjunto de razões que conferem legitimidade ao trabalho científico.

A justificativa nada mais é que a introdução da introdução de TCC. É isso mesmo! É um pequeno texto que você vai inserir na introdução ou no projeto de pesquisa, para demonstrar que o tema que você escolheu é relevante!

1 argumento, apologia, alegação, autoridade, causa, defesa, desculpa, explicação, fundamento, justificação, motivação, motivo, porquê, pretexto, prova, razão, satisfação, título.

3 JUSTIFICATIVA
Elaborar a justificativa do projeto de extensão apontando a relevância, a argumentação e a motivação para sua concretização e impactos esperados. Ainda, demonstrar de que forma o projeto articula o ensino, a pesquisa e a extensão.

Na Justificativa deve-se mostrar, com fatos e argumentos, porque o projeto é importante e deve ser desenvolvido. Quais fatos, ideias ou leituras mostram que o tema precisa ser estudado? Qual a relevância do tema? Também é necessário pensar de qual Linha de Pesquisa do Mestrado o projeto estaria mais próximo.

Se a questão está pedindo para “justificar”, apenas justifique. Se está pedindo para “descrever”, apenas descrever, “explicar”, explique. Isso porque a resposta será considerada correta ao fazer o que o enunciado pede.

5 passos para formular o seu problema de pesquisa

  1. Escreva tudo o que você já sabe sobre o tema. Primeiro, é preciso saber o que você não conhece para, então, querer buscar uma resposta. ...
  2. Comece a escrever perguntas. ...
  3. Critique as suas próprias perguntas. ...
  4. Agora organize as perguntas. ...
  5. Escreva um texto.

aponte os aspectos positivos do trabalho. enalteça a contribuição do trabalho para o tema. mencione brevemente (sem aprofundar) os melhores argumentos do trabalho. eventualmente, exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar.

5 passos para formular seu projeto de pesquisa

  1. Escolha o tema. O tema é o panorama geral do que você deseja estudar. ...
  2. Defina o objeto de pesquisa. O objeto de pesquisa, ao contrário do tema, precisa ser muito específico. ...
  3. Tenha uma base teórica. ...
  4. Escolha uma metodologia. ...
  5. Justifique o seu projeto de pesquisa.

O que deve conter em uma justificativa
Nesse item, você contextualiza o tema de sua monografia e demonstra o porquê de sua iniciativa de fazer essa pesquisa além de mostrar sua relevância. Sendo assim, espera-se que neste ponto fique bem claro em que culminará sua pesquisa, aquilo que levou você a escrever sua tese.