O que é a ISO 9000 e para que serve?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A série de normas ISO 9000 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes que possam ser implementadas por empresas e instituições de todo o mundo para assegurar a qualidade na condução de seus processos internos e externos.

A ISO 9000 agrega outras 4 normas – das quais falaremos mais a seguir – e pode ser aplicada em empresas de diversos setores, como de serviços, indústrias e instituições. Ela não atesta a qualidade dos produtos ou serviços em si mas, sim, garante a qualidade da gestão dos processos de uma companhia.

No Brasil, a certificação ISO 9000 tem como representante oficial da entidade internacional a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Fundação Vanzolini e a União Certificadora também detêm autorização para conceder o selo.

Embora não exista uma abordagem universal, a definição da GQT mais comum inclui os oito princípios abaixo.

  1. Foco no cliente. ...
  2. Comprometimento total dos funcionários. ...
  3. Siga os processos. ...
  4. Sistema integrado. ...
  5. Abordagem estratégica e sistemática. ...
  6. Melhoria contínua. ...
  7. Tomada de decisão baseada em fatos. ...
  8. Comunicações.

A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.

O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor.

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO. A ABNT NBR ISO 9001 é um conjunto de requisitos que se aplicados de maneira eficaz permite que o desempenho de uma organização melhore continuamente.

Empresas como Apple, Walmart, Dell, Samsung, Petrobrás, Embraer, Coca-Cola e Vale, por exemplo, têm um corpo técnico, conhecimento acumulado e histórico de inovação incríveis. Muitos dos novos métodos de gestão propostos na ISO 9001:2015 são vistos diariamente nessas companhias.

Principais certificações de qualidade ISO

  1. ISO 9000. A ISO 9000 é uma das mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. ...
  2. ISO 9001. ...
  3. ISO 14000. ...
  4. ISO 17025.

Alguns dos requisitos exigidos para certificação são:

  1. Identificação do contexto da organização, assim como das partes interessadas;
  2. Mapeamento de processos;
  3. Planejamento do sistema de gestão;
  4. Política da qualidade;
  5. Definição dos recursos destinados ao atendimento do planejamento;
  6. Definição da liderança; e outros.

É difícil prever o custo para uma empresa obter a sua certificação, mas pode variar de R$15 mil para uma microempresa a até mais de R$100 mil para uma grande corporação. Isso considerando todos os custos envolvidos no processo.

Conheça agora as principais!

  • ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
  • ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
  • ISO 14001. ...
  • ISO 45001. ...
  • ISO 27001.

ISO 9001

A ISO 9001, como já foi dito, é a mais conhecida de todas as normas, sendo a mais utilizada no mundo. Ela apresenta um Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção.

São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia. Lembrando que o papel do administrador no processo é de extrema importância, pois é ele a cabeça da ação.

Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

padronização internacional; determina uma forma de organização empresarial consistente que melhora o fluxo das atividades internas – aumentando a produtividade, a satisfação das pessoas e, consequentemente, a qualidade de suas entregas; maior satisfação do cliente, entre outros.

Como desvantagem não oferece controle durante o processo e não trata de aspectos como a melhoria contínua do processo de software.