O que é a íris como ela é formada?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

A íris do olho é uma estrutura bastante fina e circular, formada por músculos. Inclusive, a nossa íris está conectada ao corpo ciliar e, graças a isso, está em contato constante com o fluido do olho, o humor aquoso.

A íris é a zona do globo ocular responsável pelo colorido do olho, tendo a função de separar a pupila da esclerótica, que constitui a parte branca do olho.

A íris consiste em inúmeras camadas: a camada mais ao fundo é conhecida como camada epitelial, e contém densas células pigmentadoras; a camada do meio é conhecida como estroma, e contém vasos sanguíneos, células pigmentadoras e 2 músculos (a pigmentação dessa camada define a cor dos olhos); Já a camada mais externa ...

A íris (aquela parte colorida do olho) também possui dois músculos: o músculo dilatador torna a íris menor e, consequentemente, a pupila fica maior para permitir que mais luz entre no olho. Já o músculo esfíncter deixa a íris maior e a pupila menor, permitindo que menos luz entre no olho.

E você já reparou que quando olhamos nos olhos de uma pessoa, percebemos que no meio da íris existe um círculo preto? Este círculo é a pupila, ela controla a entrada de luz nos nossos olhos para que possamos enxergar.

Ela possui melanina, pigmento responsável por determinar a cor dos olhos. Quanto maior o acúmulo dessa substância, mais escura é sua coloração. A cor dos é olhos é uma característica genética por definição. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris.

A íris é a parte dos olhos responsável pela cor, que é dada pela presença da melanina. A falta de melanina deixa a íris branca e seu excesso, preta, aí se dá a tonalidade dos olhos, resultando em cores únicas, específicas de cada pessoa, de acordo com sua genética.

A Policoria é uma condição caracterizada pela presença de duas ou mais pupilas na mesma íris de uma pessoa seja de apenas um olho ou em ambos. Policoria vem de uma alteração genética extremamente rara e cada uma dessas pupilas funcionam de maneira independente.

Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

Segundo o método Ray Id (comportamental), existem três padrões básicos na íris denominados: Flor, Joia e Corrente. Além disso, há um quarto tipo intermediário entre Flor e Joia, denominado Agitador ou Ponta de Lança. Veja abaixo algumas características sobre cada um.

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

O olho possui três túnicas: a camada mais externa, composta pela esclera e a córnea; a camada mediana, formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna, denominada retina. Nos olhos humanos é possível observar a presença de dois tipos de células fotorreceptoras, denominadas cones e bastonetes.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.
Nos seres humanos eles são encontrados nas órbitas oculares, e são revestidos por uma membrana dotada de finíssimos vasos sanguíneos chamada de conjuntiva.

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.