O que é a inflorescência de uma planta?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

As inflorescências são conjuntos de flores localizados em sistemas de ramos que podem ser, muitas vezes, confundidos com uma flor única. As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada.

Nas plantas pertencentes ao grupo das angiospermas, a reprodução sexuada é realizada através das flores, que podem ocorrer no ramo de uma planta de forma isolada ou em agregados chamados de inflorescência. As flores apresentam uma grande diversidade de forma, cor, tamanho, número e disposição de suas estruturas.

Também chamados de infrutescência, são os frutos originados de uma inflorescência, a partir de muitos ovários de flores diferentes que quando fecundados acabam se fundindo, formando uma estrutura única. Exemplos: figo, abacaxi e amora.

As inflorescências são classificadas de acordo com o desenvolvimento em duas grandes categorias: racemosa e cimosa. Inflorescência racemosa ou monopodial: são aquelas em que o eixo principal cresce mais que os ramos laterais e termina com uma gema.

O eixo principal acima do pedúnculo que carrega as flores ou ramos secundários é chamado de raque. O caule de cada flor na inflorescência é chamado de pedicelo. Uma flor que não faz parte de uma inflorescência é chamada de flor solitária e sua haste também é chamada de pedúnculo.

Explico, o Girassol é uma inflorescência. As “pétalas” amarelas na verdade não são pétalas, são lígulas que protegem toda a inflorescência da flor. No miolo é onde encontramos as centenas de flores que compõem a planta.

Antese (do grego anthesis) é o acto da abertura das flores, quando um dos seus órgãos sexuais (ou todos) amadurece e o perianto se abre, iniciando o ciclo reprodutivo da flor.

Ao entrar no período de florescimento, as plantas de milho emitem as inflorescências, que são a masculina – pendão (Figura 1) e feminina – espiga (Figura 2).

É formado por folhas modificadas chamadas de pistilos ou carpelos. Uma flor pode ter um ou mais carpelos. Essas folhas modificadas dobram-se e fundem-se nas bordas, formando uma estrutura dilatada na porção inferior e afilada na porção superior, que se assemelha a um vaso e é chamada de carpelo.

As plantas com flores exibem a forma mais avançada de reprodução sexuada das plantas, produzindo espermatozoides derivados do pólen que se unem aos óvulos para originar sementes. Ao contrário do que acontece na reprodução assexuada, plantas filhas geneticamente idênticas, cada semente é geneticamente única.

Pedúnculo. O pedúnculo é uma espécie de haste que é responsável pela sustentação da flor e por ligá-la a flor ao caule. O pedúnculo também protege os óvulos que estão localizados no interior da flor.

Significado de Infrutescência
substantivo feminino [Botânica] Forma de frutificação resultante do desenvolvimento de uma inflorescência.

Múltiplo ou infrutescência
Exemplos de infrutescência é o abacaxi, a jaca, a amora e o figo. Os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados neles.

Um fruto composto surge devido à fecundação de uma única flor, enquanto a infrutescência tem origem na fecundação de múltiplas flores (inflorescências) que dão origem a uma estrutura composta por vários frutos pequenos.

As flores são pedunculadas, pilosas, vistosas, solitárias ou dispostas em inflorescências cimosas distribuidas nos ramos terminais ou axilares superiores. A corola é pentâmera, com prefloração contorta, coloração amarela, exibindo uma conspícua mácula púrpura na base das pétalas (Fig. 1).

É uma planta com uma inflorescência especial denominada "capítulo", que é característica da família Asteraceae.

Aurículas: dois apêndices que abraçam o caule. Esses apêndices, juntamente com a forma da lígula, oferecem características para distinguir as espécies durante o período vegetativo. A distribuição das flores em ramos florísticos é denominada inflorescência.

Cacho: tipo de inflorescência indefinida cujas flores são suportadas por pedicelos do mesmo tamanho e dispostos num eixo. São exemplo de plantas com este tipo de inflorescência a couve, a videira e a linária.

Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu.