O que é a independência emocional?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

O que é independência emocional? A independência emocional se refere a uma atitude interna com a qual uma pessoa pode levar diante da sua vida sem depender de ninguém mais.

A dependência emocional quando não tratada adequadamente pode evoluir para sintomas graves, tais como depressão, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade, estresse, abuso de substâncias, insônia e autodestruição. Portanto, buscar ajuda profissional ao identificar esses sinais é importante e muito eficaz.

Pois então aprenda agora mesmo a conquistar sua independência emocional e seja feliz especialmente consigo mesmo!

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.

Sim, existe medicação que vai ajudar, mais a terapia combinada é fundamental nesse caso. O ideal se seja empregado a terapia cognitivo comportamental.

Basicamente, existem três tipos básicos de dependência emocional e são os seguintes:

  • Dependência emocional da família. ...
  • Dependência emocional do casal. ...
  • Dependência emocional do ambiente social.

Quando a relação é fundamentada no “eu quero que você cuide de mim”, está em um caminho perigoso. Pode ruir no futuro, porque quando depositamos no outro todo o peso da nossa dependência, nós o sufocamos. Portanto, essa é uma atitude destruidora e autodestrutiva.

O que é dependência emocional? A dependência emocional caracteriza-se pelo apego excessivo a outra pessoa. Esta pode ser um cônjuge, um parente ou um amigo. Todavia, é mais comum ver esse tipo de dinâmica em relacionamentos amorosos, onde são investidas mais emoções e sentimentos.

Os resultados mostraram que a dependência emocional é definida como um transtorno aditivo, no qual o indivíduo necessita do outro para manter seu equilíbrio emocional. Sua etiologia está relacionada ao desenvolvimento do apego na infância, além de fatores culturais e filogenéticos.

As causas da dependência emocional estão associadas ao medo de errar e de ser rejeitado, além do temor de ficar sozinho. Podem ter origem numa infância superprotegida ou ser consequência de alguma situação traumática. Isso é projetado na vida adulta, e a pessoa depende dos demais para reconhecer suas virtudes.

A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Como desapegar: se afaste
Outra dica fundamental e que vai fazer toda a diferença é se afastar totalmente de quem te fez mal. Evite ir a eventos que a pessoa vai estar e também tente não continuar com a mesma rotina que mantinham, afinal, vocês podem se esbarrar a qualquer momento.

Não existe solução mágica para essa dependência e ela não vai embora de uma hora para outra, é preciso fazer acompanhamento com um profissional que entenda do assunto para te dar as coordenadas de todo o processo que será feito para então assim, você se libertar desse problema.

Dependência emocional é um estado em que uma pessoa tem necessidade excessiva de outra pessoa para se sentir bem consigo mesma e para suportar sua autoestima. Isso pode ser visto como uma dependência afetiva ou psicológica que pode ser prejudicial tanto para a pessoa dependente quanto para a pessoa de quem se depende.

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

A independência emocional se refere a uma atitude interna com a qual uma pessoa pode levar diante da sua vida sem depender de ninguém mais.

O médico explica que, durante um episódio de dependência emocional, acontece um desequilíbrio na produção do neurotransmissor dopamina (ligada à sensação de prazer), que influencia diretamente o funcionamento do chamado “circuito de recompensa”.