O que é a inclusão étnica?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Na prática, a inclusão da educação para as relações étnico-raciais significa que essa temática deve estar presente na formulação e produção de materiais didáticos e paradidáticos, e nas linhas e eixos de ação que compreendem o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Significado de Étnico
adjetivo Relativo à etnia, ao grupo étnico, a uma certa população ou povo (etnia indígena, cigana, judaica etc.). Característico de um povo, especialmente falando de um grupo social com uma cultura própria, específica. expressão Grupo Étnico.

O que é diversidade étnica? A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como já foi dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc. O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos grupos humanos.

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

A inserção da temática étnico-racial na educação infantil visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele.

Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002. Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003. Decreto nº 4.876, de 12 de novembro de 2003.

Diversidade e inclusão é uma pauta, que também podemos nomear como tema, que fala sobre pessoas, suas singularidades, vivências, experiências e formas de se colocar no mundo; e o modo em que serão inseridas em diversos espaços — sociais, econômicos, políticos e corporativos.

As pessoas costumam usar as palavras inclusão e diversidade de maneira intercambiável, mas elas significam coisas muito diferentes. Enquanto a diversidade se refere à representação, a inclusão é mais um sentimento de pertencimento. Juntas, eles são uma combinação vencedora para a cultura da empresa.

A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

Uma etnia ou grupo étnico é um grupo de pessoas que compartilham atributos sociais distintos, como cultura, herança, idioma, história, religião e outras características. As etnias geralmente são identificadas com uma região geográfica específica onde seu grupo se originou.

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

Ações voltadas para a promoção do empreendedorismo, capacitação e empoderamento econômico de grupos étnicos também podem ser importantes para promover a integração étnica no Brasil. Por fim, a conscientização e o engajamento da sociedade como um todo são fundamentais para promover a integração étnica no Brasil.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias.