O que é a imunidade baixa?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A baixa imunidade é uma deficiência na resposta do sistema imunológico diante das infecções gerais que, naturalmente, o organismo pode entrar em contato. Basicamente, esse sistema, formado por células chamadas de glóbulos brancos e leucócitos, nos protege de vírus e bactérias.

Primeiramente, temos os casos de imunodeficiência, causados por doenças como AIDS, lúpus e muitos tipos de câncer. Situações de estresse e ansiedade também podem provocar queda na imunidade dos pacientes.

Se você está com dificuldade de cicatrização de pequenos machucados, e apresenta infecções frequentes por pequenos motivos, pode ser que você esteja com esse problema. Afinal, a imunidade baixa dificulta que o organismo combata infecções que seria evitadas normalmente.

Descubra os melhores sucos para aumentar a imunidade

  1. Suco de limão, gengibre e maçã ...
  2. Suco de morango e mirtilo. ...
  3. Suco de goiaba, agrião e água de coco. ...
  4. Suco de couve, laranja e cenoura.

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

Ingestão de vitaminas e minerais essenciais
Frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, além de vegetais como rúcula, espinafre e brócolis. Ação antioxidante, regula o metabolismo, auxilia na absorção de ferro e também na cicatrização. Couve, brócolis, espinafre e outros vegetais com folhas verde escuro.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Muitas pessoas acreditam que o único sinal de que estamos com a imunidade forte é o fato de não ficarmos doentes. No entanto, isso é um equívoco. Outros fatores como sintomas em menor intensidade e recuperação acelerada de uma doença, por exemplo, também são indícios de que está tudo certo com seu sistema imunológico.

Qual médico cuida da imunidade? O especialista em imunidade é o médico imunologista. Contudo, antes de recorrer a esse especialista, você pode sempre contar com o clínico geral. É esse médico que vai investigar possíveis doenças, solicitar exames e direcionar a outro profissional, se necessário.

4 remédios caseiros para aumentar a imunidade

  • Chá de equinácea. A equinácea é uma das plantas mais conhecidas para fortalecer o sistema imunológico e, especialmente, para prevenir o surgimento de gripes ou para aliviar seus sintomas. ...
  • Chá de astrágalo. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de ginseng.

Como fazer chá de limão para aumentar a imunidade?

  1. 1 limão médio cortado em rodelas (pode ser substituído apenas pelo suco do limão);
  2. 1 colher de chá de gengibre em pó ou cortado em lascas;
  3. 150 ml de água;
  4. mel a gosto para adoçar.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

"O exame mais comum para avaliar a imunidade é o hemograma. Trata-se de uma fotografia geral das células de defesa de um organismo, analisando o que é conhecido como a parte vermelha, como plaquetas, e também a parte branca, que contem os linfócitos, células responsáveis por produzirem os imunizantes".

O consumo exagerado de vitamina C pode trazer alguns problemas, como dores abdominais, diarreia, pedras nos rins, cólica e dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, basta consumir diariamente alimentos que sejam fontes dessa vitamina, e não recorrer aos suplementos desnecessariamente.

Os laboratórios que fazem testes para contabilizar os números de leucócitos no nosso organismo podem mensurar de maneira diferente. Além disso, idade e o sexo da pessoa podem influenciar na variação desse número. Mas, de modo geral, os glóbulos brancos costumam permanecer na faixa de 4,500 a 10,000.