O que é a importância da motivação?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

A motivação no ambiente de trabalho conduz ao foco no que é realmente importante e essa direção reduz o tempo de cada atividade. Além disso, sua performance é potencializada e a produtividade fica mais evidente.

A motivação melhora a autoestima do colaborador e o incentiva a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Ele se sente mais seguro para alçar voos maiores na sua carreira, buscando se especializar e aperfeiçoar seus conhecimentos que serão utilizados em suas atividades na empresa.

A palavra motivação provém dos termos latins motus (“movido”) e motio (“movimento”). Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos.

Motivação é um conjunto de forças internas e externas (emoções) que levam à ação por meio de comportamentos. Para a psicologia cognitiva comportamental, uma situação dispara pensamentos, que desencadeiam as emoções que nos leva ou não a agir, como no esquema abaixo.

“A motivação está intrinsecamente relacionada aos desejos e impulsos humanos”. “Os impulsos estão intrinsecamente relacionados à motivação e desejos humanos”. “Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”.

Existem dois tipos de motivação, intrínseca e extrínseca.

Aprenda 6 técnicas poderosas para aumentar a motivação

  1. Defina as suas metas.
  2. Acredite no seu potencial.
  3. Analise os seus hábitos.
  4. Comemore mesmo as pequenas vitórias.
  5. Aprenda com os erros.
  6. Comece hoje.

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

A motivação é essencial para o sucesso acadêmico dos indivíduos! Quando os estudantes se sentem motivados, tendem a ter mais facilidade para cumprir a rotina de estudo, o que potencializa os resultados da preparação para as provas da escola, do vestibular ou da faculdade.

Colaboradores motivados entendem qual o seu papel enquanto parceiros da organização. Dessa forma, se empenham na busca de soluções e se envolvem com os resultados do negócio. O resultado disso é a alta produtividade. O crescimento da produtividade é o caminho natural da motivação.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

adjetivo Que ocasiona motivação; que é animador; que produz o surgimento de alguma coisa; causador. substantivo masculino Algo ou alguém que motiva. Etimologia (origem da palavra motivador).

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

A importância da automotivação
Uma pessoa automotivada melhora a sua produtividade, consegue executar as coisas com mais prazer e alcança um desempenho elevado. Isso acontece porque, ela não se preocupa com os problemas ou questões que possam prejudicar suas atividades, apenas foca no que precisa fazer.

A motivação pode ser considerada também como um dos fatores que determina o comportamento do indivíduo no trabalhado, sendo que este comportamento se relaciona com o comprometimento organizacional.

Sigmund Freud afirma que as motivações humanas não podem ser percebidas através da consciência, pois estão mantidas na parcela inconsciente da mente e, então, dedica os seus estudos a encontrar um acesso a esse subconsciente.

Os elementos fundamentais desta definição são: Intensidade do esforço; Persistência; Orientação em direção às metas organizacionais e as necessidades. O que é motivação? Um trabalhador motivado trabalha com dedicação e persistência.

Para tanto, o papel da motivação é fundamental numa sala de aula, para manter a atenção de alunos com altas habilidades/superdotação nas atividades e assim acontecer uma aprendizagem satisfatória. Conseqüentemente, os demais alunos que compõem a turma também terão um atendimento de qualidade.

A motivação acadêmica ou escolar tem um papel determinante nos processos de ensino aprendizagem. Tem função ativadora e estimulante no comportamento já que mobiliza recursos internos. E permite que o aluno se envolva de forma mais profunda e empenhada na aprendizagem.

Motivação no trabalho: 8 estratégias para aumentar o engajamento

  1. Estabeleça metas realistas.
  2. Dê feedbacks sempre que possível.
  3. Invista em treinamento e qualificação da equipe.
  4. Comunique-se com o time de profissionais.
  5. Valorize os colaboradores.
  6. Demonstre os objetivos da empresa.
  7. Integre as equipes.
  8. Motive pelo exemplo.