O que é a imanência de Deus?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

A segunda, causa imanente, tem o sentido de causa inerente interiormente ao agente e que se não consome nos efeitos. Opõe-se a causa transitiva (ou transiente), cuja noção implica o conceito de transitoriedade, pelo que é transitiva a causa que cessa com o efeito produzido.

Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora.

efémero

O contrário de imanente é: 1 efémero, transcendente.

1 inerente, intrínseco, inseparável, indissociável, ligado, próprio, relativo, atinente, aderente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A imanência absoluta existe em si-mesma: ela não existe em algo, ela não é imanência a algo, ela não depende de um objeto e não pertence a um sujeito. Em Spinoza, a imanência não é imanência à substância, mas a substância e os modos existem na imanência.

Afinal, Deus é transcendente ou imanente? 1 - Deus é transcendente. a) sentido mais corrente: imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser. Nesse sentido, se Deus é tido como imanente ao mundo, se concluiria que ou o mundo é divino (panteísmo), ou que no mudo está aprisionando algo da Divindade (Gnose).

Desta forma, o caso do cristianismo mescla imanência e transcendência.

Como examinado acima, a crítica imanente consiste da identificação de padrões normativos pressupostos ou parcialmente realizados nas práticas sociais e da posterior avaliação crítica da sociedade à luz desses padrões. Estes permitem identificar as práticas sociais e os valores que as estruturam.

Segundo os autores, existem quatro conceitos que corroboram para entender esse fazer filosófico, quais sejam: conceito, plano de imanência, personagem conceitual e problema.

A um nível espiritual ou filosófico, a transcendência está relacionado com aquilo que está mais além do mundo natural. O transcendente está associado ao imortal e ao essencial. Transcender é sobressair, alcançar de uma maneira ou de outra algo que está fora dos limites que impõe o corpo.

Assim sendo, segundo Espinosa, Deus é aquilo que existe por si só, e por mais nada é determinado a existir, e todo o mundo, ou tudo aquilo que existe, existe em Deus e é parte essencial de Deus, ou seja, Deus é tudo e tudo é Deus ao mesmo tempo.

Deus é causa de si mesmo e envolve em sua essência a existência e ao mesmo tempo é causa eficiente não apenas da existência das coisas, mas também da essência.

Resposta. A dimensão imanente, é para designar aquilo que é inerente a algum ser ou que se encontra unido, de forma inseparável, à sua essência. ...

Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.

No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.

Doutrina que defende que o absoluto ou Deus são imanentes aos seres humanos ou à natureza.

O filósofo antigo Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua Filosofia, pois ele estabeleceu a distinção entre duas realidades: a realidade material e sensível e a realidade imaterial e suprassensível.

Transcender é um verbo transitivo e intransitivo que significa se elevar acima do vulgar, se superar, ir além de ou ultrapassar alguma coisa.

Imanência é um conceito filosófico que se refere à ideia de que algo está presente em si mesmo, dentro de si, sem depender de algo externo para existir ou ser compreendido.

1. Fazer uso público de ou reconhecer publicamente. 3. Dedicar.