O que é a identidade visual de uma marca?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A identidade visual de marca é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.

O que é identidade visual? Identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem. Ainda que de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação.

Os 4 elementos que formam uma boa identidade visual

  • Cores. Como não poderia deixar de ser, as cores são uma parte importante da identidade visual. ...
  • Tipografia. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, as fontes não são todas iguais. ...
  • Formas. As formas também têm bastante impacto nas emoções dos seus consumidores. ...
  • Logo.

Logotipo é a representação gráfica da sua marca. A identidade visual, por sua vez, engloba o logotipo, mas também cartões de visita, banners, a tipografia de apoio, às cores do manual de estilo, site e, em alguns casos, até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.

O que não pode faltar em uma boa identidade visual

  • Tipografia. ...
  • Símbolo. ...
  • Paleta de Cores. ...
  • Elementos Adicionais. ...
  • Consistência.

Quais são os 5 principais elementos da identidade visual?

  1. Conceito. O conceito é o primeiro elemento que deve ser considerado, pois é ele que vai direcionar todas as outras decisões que virão a seguir. ...
  2. Tipografia. A tipografia é outro elemento muito importante que pode diferenciá-lo de outras marcas. ...
  3. Cores. ...
  4. Formas. ...
  5. Logo.

A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos e visuais - cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan - que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.

Isso porque a identidade visual reúne os elementos gráficos que têm o objetivo de comunicar ao público a ideia, os valores, os propósitos e a missão de uma empresa, produto ou serviço.

No marketing, a identidade visual é um dos elementos que influenciam a decisão de compra e transmitem a personalidade da empresa ao consumidor.

O que você deve considerar antes de criar sua identidade visual

  1. ENTENDA QUAL A PROPOSTA DA SUA EMPRESA. ...
  2. DEFINA O NOME A SER APLICADO NA IDENTIDADE VISUAL. ...
  3. SUAS PREFERÊNCIAS X O QUE É IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO. ...
  4. PENSE NA APLICAÇÃO DA SUA MARCA NA PRÁTICA. ...
  5. SE IDENTIFIQUE COM O ESTILO DE TRABALHO REALIZADO.

Independentemente de qual tipo de mudança sua marca precise, a identidade visual bem trabalhada promove transformações na percepção e no relacionamento com todos os stakeholders. Afinal, a identidade visual se conecta diretamente com as pessoas e tem poder instantâneo.

Tipos de Identidade Visual
Os pilares ou simplesmente elementos da identidade visual podem ser divididos em dois tipos: diretos e indiretos. Os elementos diretos da identidade visual transmitem informações simples de serem percebidas e interpretadas de maneira mais padrão e geral, por assim dizer, a todas as pessoas.

Principais Elementos da Identidade de Marca

  • Logo. O logo é um elemento tão importante que muitas pessoas até acreditam que marca se resume a ter um logo. ...
  • Cores e Fontes. ...
  • Texturas e Padrões. ...
  • Aromas, Sons e Sabores. ...
  • Slogans e Taglines.

O processo de criação de uma marca pode ser feito em 7 passos:

  1. Analisar seu público-alvo e seus concorrentes.
  2. Definir o foco e a personalidade.
  3. Escolher o nome de sua empresa.
  4. Criar um slogan.
  5. Definir a identidade visual.
  6. Criar seu logotipo.
  7. Usar sua marca em toda a empresa.

Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc. O profissional responsável por um projeto de IDV é justamente um Designer, ou uma equipe de Designers.

Esses aspirantes podem cobrar valores de no mínimo R$1.200,00 reais e ir aumentando com o tempo. Vale lembrar que os custos de um profissional ou de um aluno são maiores do que parecem, e o tempo para o desenvolvimento de uma identidade visual séria gira em torno de um mês.

A identidade visual é vital porque permite que uma empresa ou um profissional se destaque entre seus concorrentes e comunique de forma clara, assertiva e consistente seus valores, crenças, diferenciais e mensagem, que são definidos pela estratégia de marca pessoal (personal branding).

Excesso de cores e efeitos
Não adianta enfeitar ou usar cores demais na identidade visual da empresa. Isso tem grande probabilidade de deixar sua marca e suas peças publicitárias poluídas, com excesso de informação e até mesmo repulsivas ao público-alvo.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.

Também conhecidos como abreviações, os monogramas são logos compostos apenas por tipografia. Esses logos geralmente variam de duas a três letras (logos de uma letra são considerados “letterforms“) e são compostos pelas iniciais de seu negócio.

Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados - exploração - e, então, aceitos ou não - comprometimento. Kalina e Laufer (1974) já sinalizam que as sociedades ocidentais estão promovendo valores e exigências confusos e não-explícitos.