O que é a ideia de amor cortês?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O amor cortês surgiu na Baixa Idade Média, por volta do século XII, e caracterizou-se pela idealização da pessoa amada e pelo ideal de cortesia. Ouça o texto abaixo! Por volta do século XII – período então conhecido como Baixa Idade Média –, um tipo específico de “amor”, ou de comportamento amoroso, desenvolveu-se.

O amor na Idade Média também podia ser relativo ao amor conjugal mas, normalmente, implicava outros significados ou outros sentimentos além daqueles que hoje lhe conotamos. Implicava estabilidade, cumplicidade, amizade, companheirismo, tolerância.

As principais características dos escritos pertencentes a literatura do período da Idade Média são: Temáticas religiosa em relação a vida dos santos, a existência de Deus, as interpretações da vida cotidiana sob o aspecto religioso, a moral cristã, trechos da bíblia sagrada, alma humana, etc.

As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman

  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

Quais características do amor cortês você identificou nessa breve narrativa? O amor cortés narrado nessa história é impossível e idealizado, sustentado pelo enamorado a despeito de todas as barreiras que se interpunham entre ele e sua amada.

É comum o tema da coita (coyta), palavra que designa a dor do amor, do trovador apaixonado que sente no corpo a não realização amorosa.

Significado de Vassalagem
[História] Relação de obediência que o vassalo deveria manter em relação ao senhor feudal; o imposto, preito, pago pelo vassalo ao senhor feudal, suserano; reunião, grupo ou conjunto de vassalos. Etimologia (origem da palavra vassalagem).

A relação de vassalagem era uma das relações hierárquicas mais comuns no mundo feudal. Consistia na oportunidade que algumas pessoas tinham de ter acesso às terras (o bem mais valioso da época). Por outro lado, os suseranos (donos originais das propriedades) concediam porções de terras em troca de fidelidade.

O modelo de amor romântico, como conhecemos hoje, foi inventado no século XII. Na maior parte do tempo e na maioria das civilizações, primeiro as pessoas casavam e o amor vinha depois. Hoje, acreditamos que o amor traz felicidade, e as histórias de amor devem ter um final feliz.

As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo. O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.

Foi no mundo ocidental, mais precisamente no século XIX, que a idéia do amor romântico surgiu como um valor cultural.

Nesse contexto, em que a liberdade artística e de pensamento eram restringidas pelo clero, surgiu o Trovadorismo, movimento literário medieval caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas. Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Significado de Prosa
[Figurado] Pessoa que tem muita lábia; quem fala muito; astúcia: lá vem o prosa contar vantagens. Em que há pretensão ou excesso de orgulho; vaidade: estava cheio de prosa. adjetivo Que é pedante, contador de vantagens, cheio de si; pedante. Etimologia (origem da palavra prosa).

Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.