O que é a idade psicológica?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Já a idade psicológica pode ser entendida de duas formas: uma na relação entre idade cronológica e às capacidades psicológicas (percepção, controle emocional, memória e aprendizagem, por exemplo), e a outra tem relação com o senso subjetivo de idade, ou seja, como cada pessoa percebe e avalia a idade cronológica, ...

O envelhecimento é um fenómeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modifica a sua relação com o tempo, o seu relacionamento com o mundo e com sua própria história.

Também conhecida como idade fisiológica ou funcional, a idade biológica difere da idade cronológica porque leva em consideração uma série de fatores além do dia em que você nasceu. O número real se resume a diferentes fatores de desenvolvimento biológico e fisiológico.

Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade, a adolescência dos 12 aos 20 anos, a fase adulta dos 21 aos 65 anos e a velhice dos 65 anos em diante.

É possível avaliar a idade biológica por meio de um simples exame de sangue, chamado telomerase. Ele avalia os telômeros, a capinha em torno do cromossomo e é realizado uma média da idade celular que, posteriormente, é comparado com a idade cronológica.

O que podemos fazer para envelhecer com Saúde Psicológica?

  1. Investir nas nossas relações sociais. ...
  2. Participar activamente na nossa comunidade. ...
  3. Reservar tempo para o Autocuidado. ...
  4. Continuar a aprender e a realizar actividades de lazer. ...
  5. Adoptar um Estilo de Vida Saudável. ...
  6. Reflectir e planear o processo de envelhecimento.

As características psicológicas são as bases que sustentam a nossa personalidade. Em razão delas, cada pessoa pensa, sente e age de uma maneira. Em outras palavras, elas nos constituem enquanto sujeitos únicos no mundo. Vale lembrar que o humano é um ser tanto biológico quanto social.

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

Quadros de depressão, ansiedade e quadros demenciais associados são comuns, quando o idoso não conseguiu uma nova subjetividade, ou seja, uma nova organização psicológica acerca de si, ligado a possibilidade de encontrar satisfação em viver, apesar das perdas e das limitações enfrentadas.

Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.

  • 1ª fase: linhas de expressão e perda de luminosidade. ...
  • 2ª fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza. ...
  • 3ª fase: perda de densidade e do contorno facial.

A variação entre os países também é significativa. Na Espanha, em média, uma pessoa só será considerada velha aos 74 anos, enquanto na Arábia Saudita e na Malásia a velhice começa quase duas décadas antes, com 55 e 56 anos, respectivamente. No Brasil, uma pessoa é considerada velha a partir dos 64 anos.

O Teste de Idade Mental é um teste online que propõe, através de 31 questões, descobrir se sua idade mental condiz com seu tempo real. Ele não é um questionário que avalia a inteligência do usuário, pois é baseado em comportamentos e padrões para cada período da vida.

A idade avançada é acompanhada por perdas, acentuando-se os problemas de saúde, de depressão, e, muitas vezes, de rejeição, apesar de ser a fase da sabedoria e da maturidade. As alterações psicológicas surgem através de diversos fatores que podem conduzir ao engrandecimento ou ao esgotamento do idoso.

Exames médicos
O exame médico para calcular a idade biológica sé o exame de telomerase, que mede o tamanho dos telômeros do DNA, feito através de uma amostra de sangue.

Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.