O que é a hipoplasia de Turner?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O dente de Turner é uma hipoplasia de esmalte localizada, caracterizada por um defeito na qualidade e na espessura do esmalte. Os dentes mais acometidos são os pré-molares superiores e inferiores.

A hipoplasia é uma alteração que ocorre quando há uma agressão aos ameloblastos na fase de forma- ção da matriz do esmalte, resultando na redução de sua espessura.

Entre os métodos de tratamento estão: restaurações diretas e indiretas em resina composta e cerâmica, aplicação tópica de flúor, clareamento e microabrasão.

A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.

A hipoplasia é um defeito que envolve a superfície do esmalte e está associada com uma redução de sua espessura. Manifesta-se clinicamente pela presença de sulcos, ranhuras ou ainda pela perda de esmalte em áreas mais extensas da superfície do dente. O esmalte geralmente tem um aspecto translúcido ou opaco.

Os sintomas da hipoplasia do esmalte variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dentes sensíveis, manchas brancas ou marrons nos dentes, irregularidades na superfície dos dentes e cáries.

A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.

A palavra hipoplasia é um termo médico que significa subdesenvolvido e pequeno. A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é responsável por 2% a 4% dos defeitos congênitos do coração.

Alguns exemplos de hipoplasia comuns são renal, pulmonar, dentária e até cardíaca. A hipoplasia de esmalte é o desenvolvimento incompleto ou deficiente da camada que protege o dente, a matriz orgânica do esmalte.

Denomina-se “hipoplasia cerebelar” o distúrbio do desenvolvimento do cerebelo, ou seja, uma malformação em que ocorre redução da proliferação celular durante a formação desse órgão, resultando em falha no crescimento e desenvolvimento e, consequentemente, um tamanho diminuído.

O termo hipoplasia representa o desenvolvimento in- completo de um tecido ou órgão, que pode até desem- penhar sua função, embora não consiga exercê-la em sua plenitude. Quando um tecido ou órgão não completa a sua formação e parte dele fica defeituosa, podemos afirmar que está hipoplásico.

A visita periódica ao médico dentista é a melhor forma de detetar e tratar um caso de hipoplasia do esmalte.

A agenesia é a ausência congênita de um órgão ou tecido que não se formou, sendo bem mais rara que a hipoplasia, e embora seja pouco relatada em pequenos animais, é passível de acontecer.

Pequenas manchas e defeitos na superfície do esmalte podem, muitas vezes, ser removidas com ação local de materiais ácidos e/ou abrasivos. A microabrasão do esmalte é uma técnica eficaz, segura e muito conservadora.

É um achatamento da parte superior do nariz. Considerações gerais: A diminuição do crescimento (hipoplasia) da ponte nasal pode ocorrer com doenças infecciosas ou genéticas. A diminuição na altura da ponte nasal pode ser melhor observada a partir de uma vista lateral do rosto (perfil).

A hipoplasia é um defeito que provoca redução na quantidade de esmalte, enquanto a hipomineralização se configura como uma deficiência na qualidade do esmalte.

Continuar lendo Como evitar hipoplasia?