O que é a Hipolordose?

Perguntado por: ochaves8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Hiperlordose – quando há um aumento excessivo da curvatura para dentro, alterando a postura do glúteo, que fica mais para fora e também a barriga mais para frente. Hipolordose – quando há uma redução da curvatura, que a deixa um pouco mais reta do que deveria, nas regiões cervical e lombar.

Exame clínico para desvio de coluna
O exame físico para hiperlordose realizado pelo médico inclui exames gerais, e busca alterações relacionadas ao aparelho locomotor, como marcha (caminhar), amplitude de movimento dos quadris e presença de encurtamentos musculares.

A hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, fazendo com que a pessoa acometida transpire até mesmo em repouso.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Portanto, sim, é possível se aposentar por invalidez em decorrência de dores e doenças lombares, bem como dores na coluna.

Algumas pessoas criam uma hiperlordose na coluna ou aumentam a angulação natural da lombar para realizar o agachamento. Um erro como esses consegue levar ao desenvolvimento de lombalgias. Portanto, corrija sempre a postura de seu aluno antes e durante o movimento.

O Pilates em especial é a técnica ideal para corrigir desvios posturais como a hiperlordose lombar. Seus exercícios ajudam a alinhar as articulações e ganhar consciência do movimento. Conforme o aluno pratica ele aprende a se posicionar de maneira melhor e também a manter uma postura mais correta.

A princípio e em grau leve, a Hiperlordose não apresenta sintomas, mas, a longo prazo, pode causar dores nas costas, principalmente na região lombar, afetando a saúde da coluna e ainda prejudicando o alinhamento e a mobilidade cervical.

A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos. Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes.

Alteração na Lordose tem cura
Neste caso, o tratamento conservador leva em consideração as características de cada caso no que se refere à idade do paciente, ao grau e padrão da curvatura, às características da deformidade instalada e à intensidade da dor.

Algumas doenças que, em razão dos seus sintomas e gravidade, com maior frequência, geram aposentadoria por invalidez, são elas:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

De lado: Dormir de lado com as pernas juntas e os joelhos alinhados é a melhor opção para a sua coluna. Esta é a posição que exerce menos pressão no corpo, além de acalmar o sistema nervoso.

Os sintomas da hiperlordose lombar são:

  1. dor no fundo das costas;
  2. aumento da curvatura da coluna no fundo das costas;
  3. fraqueza dos músculos abdominais;
  4. abdomen globoso e anteriorizado;
  5. pode haver flacidez abdominal e celulite também nos glúteos devido a diminuição do retorno venoso e linfático.

A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.

Causas da Hiperlordose
A realização inadequada de exercício físico também leva à hiperlordose, assim como a má postura. O uso de saltos aumentam as chances de alteração permanente na coluna. Outros problemas também geram a hiperlordose, como a acondroplasia, discite, cifose e espondilolistese.

De qualquer forma, como a hiperlordose se caracteriza por uma anteversão pélvica, tomar cuidado na realização de movimentos de hiperextensão de lombar sem estar com o controle e fortalecimento abdominal consolidado, com risco de gerar ou exacerbar síndromes lombo-pélvicas.

Dormir para o lado direito agrava o refluxo gastroesofágico; pessoas com insuficiência cardíaca devem evitar deitar-se para o lado esquerdo. É a posição para dormir mais habitual, facilita a respiração, evita o ressonar (ou suaviza, pelo menos), mas não serve a todos.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião.

Continuar lendo