O que é a hierarquia operacional?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Profissionais que realizam esse tipo de atividade, conhecidos por “colocar a mão na massa”, são os que compõem o chamado nível hierárquico operacional. O trabalho dessas pessoas é todo guiado pelas diretrizes estabelecidas pelos níveis táticos e estratégicos.

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
É desta forma que se organiza o trabalho. Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.

A hierarquia assemelha-se a uma pirâmide, e o indivíduo com mais autoridade ocupa uma única posição superior acima da pirâmide, enquanto os trabalhadores mais juniores ocupam as posições na parte inferior. Sua cadeia de comando vertical tem estruturas de subordinação distintas, e todos na empresa conhecem seu lugar.

No nível operacional encontram-se os profissionais seniores e juniores da empresa, bem como os supervisores e líderes de equipe; estes são os responsáveis em implementar as estratégias da empresa e seus objetivos estratégicos através dos Planos de Ação de cada área.

O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

1 organização, ordenação, ordem, estrutura, escala, jerarquia.

A hierarquia organizacional geralmente é definida de acordo com o tamanho da empresa. Assim, quanto maior ela for, mais cargos e funções ela terá. A hierarquia pode ser definida pelo empreendedor, pelo alto escalão ou em conjunto com o departamento de recursos humanos.

A hierarquia empresarial é importante porque ela define a estrutura organizacional da empresa e ajuda a garantir que as atividades da empresa sejam conduzidas de forma eficiente. Assim, a empresa pode alcançar seus objetivos e se adaptar às mudanças do mercado.

Quando sua organização possui uma estrutura hierárquica, seus funcionários são mais capazes de verificar as várias cadeias de comando. Desse modo, isso permite que eles saibam como podem avançar na empresa ao longo do tempo. Aqueles com mais experiência terão melhores chances de obter essas posições avançadas.

Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Dependendo da empresa, profissionais com cursos técnicos também são considerados operacionais, pois atuam em funções específicas dentro da organização, as quais não demandam tomadas de decisão. As vagas operacionais estão distribuídas entre atendimento, logística, operadores de equipamentos, manutenção e estoque.

São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

Além disso, você também vai conferir nas próximas um passo a passo de como fazer um planejamento operacional:

  1. Coloque no papel os objetivos da organização;
  2. Estabeleça um orçamento;
  3. Monte um cronograma;
  4. Defina quais tarefas precisam ser executadas;
  5. Determine os responsáveis por cada tarefa;
  6. Monitore a execução.

A diferença entre os termos administrativo comercial e operacional é que o primeiro se refere às atividades administrativas relacionadas ao setor comercial de uma empresa, enquanto o segundo se refere às atividades que envolvem a produção, distribuição e prestação de serviços.