O que é a hierarquia da enfermagem?

Perguntado por: iparaiso6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A hierarquia nas organizações da enfermagem hospitalar se estabelecem mais fortemente ao “pé” da direção geral, a nível estratégico. Os níveis táticos e operacionais tendem a dar conta das relações paralelas entre os demais subsistemas da instituição.

Os enfermeiros podem ainda ser divididos em três áreas de atuação, segundo a resolução de n.º 581/2018 do Cofen. A área I engloba tudo o que compreende a saúde coletiva, da criança, do adolescente e do adulto. Enquanto a área II é referente aos serviços de gestão e a área III é de ensino e pesquisa na área.

A Enfermagem conta com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Enfermagem- ABEn. SistemaCOFEN/CORENs. Sindicatos dos Enfermeiros.

No SUS, a hierarquização é uma forma de pensar e organizar as Redes de Atenção à Saúde (RAS), que são escalonadas em Níveis de Atenção, dos quais trataremos a seguir. Caracterizado pela baixa complexidade, é definido por promover atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.

O hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar.

A Divisão de Enfermagem (DIVENF) é responsável por coordenar, supervisionar e controlar as atividades assistenciais de enfermagem nos diversos setores da Maternidade, assim como atividades desenvolvidas nos campos de ensino, pesquisa e extensão.

Um enfermeiro é responsável por diversas tarefas, como realizar avaliações e triagens de pacientes, medir sinais vitais, administrar medicamentos prescritos, realizar curativos e procedimentos médicos simples.

Enfermagem é o curso superior voltado para a formação de profissionais da área da saúde que tem como papel “cuidar dos pacientes”.

O Conselho Regional de Enfermagem é uma entidade autônoma de interesse público, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços da Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem

  • LEI N° 5.905/73. Dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências.
  • LEI Nº 7.498/86. ...
  • DECRETO Nº 94.406/87. ...
  • LEI Nº 8.967/94. ...
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 311/2007. ...
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 370/2010. ...
  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 358/2009.

Em resumo, os Corens, ou Conselhos Regionais de Enfermagem, têm praticamente os mesmos objetivos do Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem – porém, com um alcance regional. Eles são entidades autônomas de interesse público com a função de fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.

Conceito e contexto histórico
A hierarquia social refere-se às posições que os indivíduos ocupam na sociedade. Pode-se dizer ainda que seu conceito está atrelado às divisões de níveis existentes dentro da estrutura social, levando-se em consideração diversos fatores, tais como: gênero, raça e etnia.

– Como proporção profissional / paciente / turno: a)33% dos profissionais devem ser enfermeiros e 67% técnicos de enfermagem; b) enfermeiro para 4,5 pacientes; c) 1 técnico de enfermagem para cada 2,2 pacientes.

Em Enfermagem são quatro as principais entidades de classes:

  • Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN);
  • Conselho Federal de Enfermagem (COFEN);
  • Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN);
  • Sindicato dos Enfermeiros/Sindicato de Enfermagem.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.