O que é a habilidade intuitiva?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A intuição é uma ferramenta importante para a resolução de problemas ou para sair de situações que travariam a mente por excesso de informações.

1. Relativo a intuição (ex.: capacidade intuitiva). 3. Que é dotado de intuição (ex.: pessoa intuitiva).

Use seu palpite como uma informação valiosa. A intuição é uma habilidade como qualquer outra. Você pode desenvolver a sua intuição, aplicando-a conscientemente através da prática regular. Quanto mais você praticar a sua capacidade intuitiva mais confiante você vai se tornar em usar sua intuição.

Capacidade de entender, identificar ou pressupor coisas que não dependem de um conhecimento empírico, de conceitos racionais ou de uma avaliação mais específica. Conhecimento claro, direto ou imediato, da verdade sem o auxílio do raciocínio.

Pessoas intuitivas prestam atenção aos detalhes e absorvem informações importantes que muitas vezes poderiam passar batido. E são exatamente essas informações que o coração sente e a intuição usa para antecipar o que pode acontecer, além de revelar padrões que as ajudam a tomar decisões.

O contrário de intuitivo é: Contrário de instintivo: 1. consciente, pensado, refletido, estudado, dedutivo, ilativo, deducional, deducente.

Deste modo, para Schopenhauer a intuição é a forma mais pura de conhecimento da realidade. Ela produz um conhecimento real da coisa. Através dos órgãos sensoriais a intuição representa o objeto na mente que é apreendido pelo entendimento. Em seguida a razão conceitua o objeto, formando o conhecimento abstrato.

Intuitivo (N) vs Observador (S)
Indivíduos intuitivos (N) são criativos, confiam na sua intuição, tem muitas ideias e focam-se no que poderá acontecer. Indivíduos observadores (S) têm os pés assentes na terra, confiam nos seus sentidos e em assuntos práticos e focam-se no que já aconteceu.

Significado de Intuitivo
Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos. Etimologia (origem da palavra intuitivo).

2) Para ampliar sua capacidade intuitiva faça atividades artísticas: cante, dance, desenhe, pinte, o contato com nosso lado lúdico nos próxima da nossa área intuitiva. 3) Práticas meditativas são comprovadamente importantes para melhorar a intuição, a aquietação da mente também nos aproxima de nosso espaço intuitivo.

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

A intuição tem como objetivo manter o ser humano vivo, provendo respostas rápidas e apropriadas para solucionar a situação que ele está vivendo. Por isso ela pode ser útil quando se trata de uma atividade rotineira. Em novos cenários, a intuição pode acabar se tornando prejudicial.

A intuição intelectual, emotiva e volitiva
A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato.

Outra forma de diferenciar a intuição e a ansiedade é que, enquanto a intuição nos ajuda a focar no presente, a ansiedade faz com que nos concentremos somente no futuro, criando desfechos irracionalmente negativos para qualquer situação.