O que é a gramática universal prevista pela teoria Chomskyana?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O que é a Gramática Universal, prevista pela teoria chomskyana? A Gramática Universal é a faculdade da linguagem que, ativada no processo de aquisição, permite que os seres humanos falem. que levam à boa formação de sentenças nas várias línguas.

Está primeira consiste no saber linguístico que temos em nossa mente, assemelha-se com a aquisição da língua segundo a teoria gerativa; já o desempenho tem a ver com o saber adquirido em meio as nossas relações sociais.

Chomsky sugere que a capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano (isto é, é parte do patrimônio genético dos seres humanos) gramática universal. Não temos consciência desses princípios estruturais assim como não temos consciência da maioria das nossas outras propriedades biológicas e cognitivas.

Os princípios da gramática universal são subsistemas ou módulos como teoria da ligação (binding theory), teoria do controle (control theory), teoria do governo (government theory), teoria teta (theta theory) e outras - cada um com um grau limitante de variações paramétricas.

É autor de uma contribuição fundamental à linguística moderna, com a formulação teórica e o desenvolvimento do conceito de gramática transformacional, ou generativa, cuja principal novidade está na distinção de dois níveis diferentes na análise das frases: por um lado, a “estrutura profunda”, conjunto de regras de ...

que a gramática gerativa tem uma concepção de língua como fenômeno cognitivo um fenômeno de natureza mental. um A ideia é de que esse fenômeno cognitivo mental chamado linguagem ele não é determinado. não apenas por questões culturais ele não aparece na mente e o influência. apenas do meio ambiente.

Chomsky dizia que os falantes podem produzir um número infinito de frases dispondo de um repositório finito de regras gramaticais. Só que, apesar do tamanho controlável dessa gramática, sua estrutura é de tal forma complexa e sutil que, para aprendê-la, é preciso algo mais que inteligência.

O gerativismo ou teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. Isto facilitaria o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.

Segundo ela, as pessoas não “aprendiam” a linguagem, elas já nasciam com um órgão responsável por isso. Sim, sem modéstia alguma, o linguista afirmava ter descoberto uma parte da anatomia humana de que ninguém nunca tinha ouvido falar. E ela ficava dentro de um outro órgão: o cérebro.

As regras dividem as sentenças em partes menores, portanto, ao combinar essas partes através de regras chamadas “transformações”, é possível “gerar” todas e apenas as sentenças gramaticais (válidas) de uma dada língua, que são ilimitadas em número, daí o nome Gramática Gerativo-Transformacional, como a abordagem ficou ...

As principais colocações de Chomsky nesse trabalho eram: existe uma predisposição inata para a linguagem; existe algum aparato mental ou cerebral* voltado especificamente para a linguagem; os indivíduos não nascem como uma página em branco; o homem cria e re-cria a linguagem a todo instante (criatividade), isto é, ...

Porque é tão importante estudar gramática? O estudo da gramática deve ser considerado transversal, pois é nele que assenta a sedimentação de outros saberes. Na verdade, é através do conhecimento consciente da gramática da nossa língua que poderemos ter maior segurança na forma como escrevemos e falamos.

Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa. Afinal, o que é Gramática?

fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.

A Gramática Universal (GU) é o estágio inicial da Faculdade da Linguagem de um falante que está adquirindo uma língua. Vale ressaltar que, se não formos expostos a algum estímulo externo, não conseguiremos desenvolver esse conhecimento lingüístico, mesmo com todo o aparato inato para tal capacidade.

O gerativismo é uma corrente derivada do funcionalismo, com princípios, premissas e axiomas próprios e distintos e que se baseia no fato de que a linguagem é um produto (ou output) de uma faculdade própria de um órgão interno, que é a mente ou cérebro.

Conheça o pensamento de Noam Chomsky, um filósofo e linguista norte-americano, conhecido como o pai do Gerativismo.

A competência linguística de Chomsky (1978) se sustenta numa abordagem descontextualizada, em que apenas características internas da língua são consideradas, como o sistema de sons, o conjunto de frases e o sistema de signos, por exemplo.

A forma normal de Chomsky é uma maneira de simplificar a linguagem livre de contexto. Na forma normal de Chomsky a parte direita de qualquer regra não pode ter mais de dois símbolos. Estando a gramática na forma normal de Chomsky, para derivar uma cadeia com n símbolos finais são necessárias no máximo 2n-1 produções.