O que é a graça?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa.

Veja o que o apóstolo diz, falando acerca da obra de Jesus na cruz como prova maior de seu amor e sua graça: “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3.24). Outro aspecto que define a graça é a capacitação.

- a graça justificadora; - a graça santificadora.

No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo.

Geralmente essa expressão é usada na Bíblia para indicar uma atitude de alguém em reconhecimento ao favor do Senhor derramado sobre sua vida. A frase "graça sobre graça" é encontrada em João 1:16 (NKJV), que afirma: "E da sua plenitude todos nós recebemos, e graça sobre graça".

A graça ajuda às pessoas para serem melhores, a agir pela justiça, na luta por políticas públicas, à caridade. Os termos referentes à graça, seja em grego cháris seja em latim gratia, especificam a qualidade de tudo aquilo que por beleza, delicadeza, finura, agradavelmente impressionam os sentidos e o espírito.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

A humildade é uma condição essencial para obtermos ajuda divina. O quarto princípio é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Paulo ensinou: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

A frase “a minha graça de basta” significa que a graça divina alcança seus propósitos apesar da debilidade humana. Essa frase revela que o cristão não é sustentado por sua própria capacidade, força ou satisfação, mas pela graça do Senhor.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

A graça de Deus nos lembra que não estamos sozinhos, que somos amados incondicionalmente e que podemos confiar que Ele nos guiará ao longo do caminho. Com a graça de Deus, podemos experimentar a verdadeira alegria, paz e esperança, independentemente das circunstâncias.

Essa palavra, com as suas diferentes terminações, aparece 74 vezes no Novo Testamento (veja aqui). Portanto, somando as 69 vezes do AT e as 74 do NT, temos 143 vezes esse termo na Bíblia, segundo essas duas palavras, em hebraico e grego.

A graça especial de Deus é aquela graça de Deus cuja intenção é salvar ao homem. Está revelada particularmente na morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada graça graça redentora ou sotérica. A graça comum de Deus é aquela graça dirigida ao homem como pecador.