O que é a gíria curriola?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

coloq , pej Conjunto de pessoas com características afins; grupo, turma. ETIMOLOGIA alt de corriola.

1. Parte da espora que serve para picar um animal. 2. [ Religião ] Pequena bola, geralmente com picos, nas disciplinas usadas para flagelação.

tr. (1) O mesmo que apanhar. (2) Carrejar algo.

A princípio, frango seria uma pessoa com pouca massa muscular, bem magra mesmo. Atualmente, a palavra está mais relacionada aos aspectos comportamentais, como: não querer treinar as pernas, ficar batendo papo nos aparelhos da academia, etc.

Aí dentu!!! Significa fala sério!! que vc à utilizará!

[Brasil, Informal] Coisa imprestável ou inútil.

A palavra cumbuquinha é comumente usada no Nordeste, principalmente no interior, para designar um pequeno recipiente, o qual de pode colocar comida ou algo afim.

1. Cachangueiros. [Regionalismo] O mesmo que viciados em drogas, principalmente aqueles que cometem crimes para sustentar o vício.

(pessoa) apanhar — a) «levar pancada»: «A Irene apanhou do pai» (nesta acepção, tem também uso transitivo: «A Irene apanhou duas palmadas.»; b) «encontrar-se»: «Ele só quer apanhar-se em férias.»

Outra expressão muito característica é “tem base?”, citada quando se quer questionar o fundamento de uma determinada ação ou fato.

A forma apanheié [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de apanhar] . Conjugação:regular.

Numa perspectiva idealizada, o agroboy é aquele homem, jovem e rico, nascido e criado em grandes propriedades rurais e que se dedica aos prazeres e à vida recreativa.

“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”.

O "moiô" quer dizer "deu ruim", não deu certo e etc. Ou pode ser uma aviso, também, pra algo que vai dar errado. Por exemplo, quando o rapa está chegando e gritam "olha o rapa, moiô, moiô".

2. Moagem. Armação, sacanagem, malícia, treta. O funcionário está com moagem, está fingindo, armando alguma.

Rebolar no mato: jogar fora.