O que é a gíria cringe?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Anota aí: cringe é um verbo e, no inglês, era inicialmente usado para denotar uma expressão de desgosto, nojo ou “vergonha alheia”. Como adjetivo, o correto é usar cringey. Na língua portuguesa, entretanto, a palavra cringe foi apropriada para denominar um “mico”, algo que causa vergonha alheia.

O termo tem origem inglesa e é utilizado como uma gíria para se referir aos momentos em que as pessoas passam por situações desconfortáveis e constrangedoras. Nas redes sociais, inclusive, a palavra é bastante usada, significando algo como “vergonhoso”, em tradução livre.

Usar peças como calça skinny e sapatilha de bico redondo, por exemplo, foram algumas delas. Além disso, gostar de Harry Potter e até mesmo tomar café também são atitudes ditas como “cringe” pelos mais jovens.

Sinônimos de Cringe
vergonhoso vergonha embaraçoso vexame desgosto presepada constrangedor constrangimento gafe vergonha alheia que perdeu a graça passado datado vexaminoso pagam muito mico cafona brega bluepill mais...

A popularização do termo “cringe” começou na internet por causa de uma disputa de gerações. Os jovens da geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, começaram a apontar como vergonhosas algumas características comuns da geração Y (os “Millennials”, nascidos entre 1980 e 1995).

É uma gíria que está bombando na internet nos últimos dias. A palavra traduzida ao português seria como “algo vergonhoso”, e está sendo usada em discussões entre a geração “Z” e "millennials”, afim de distinguir cada uma.

Emoticon usado para se referenciar quando pessoas se encontra com sentimento de tédio ou com sono.

GF no WhatsApp é uma sigla que pode ter diferentes significados dependendo do contexto. Em geral, a sigla é usada para se referir a "girlfriend" ou "namorada" em inglês. No entanto, em contextos mais informais, pode ser usada para se referir a "good friend" ou "amigo(a) querido(a)".

Geração Z, ou Gen Z, é a geração que vem imediatamente depois dos millenials. Nascido entre 1995 e 2010, este grupo é composto de pessoas que hoje estão entre o começo da adolescência e o começo da vida adulta.

Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo a todos do lugar. Já no Rio de Janeiro, pode significar também algo como "parceiro", "amigo de infância". É aquela pessoa com quem foi criado e cresceu junto.

A fita cassete ou cassete áudio, compact cassette ou simplesmente cassete é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa neerlandesa Philips. Em português, também é abreviado como K7.

Cringe. Para os pós-millennials, ser cringe significa “algo cafona”. A gíria rendeu memes, testes e até conflitos divertidos no meio digital.

A palavra de origem inglesa é uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por uma pessoa.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

MITO: Usado quando alguém faz algo muito bem ''Ele dança muito bem, mito!'' BROTA: Convocação, chamada para alguém aparecer. Exemplo: ''Brota aqui na festa hoje!'' MONA: Mulher, geralmente usada entre homossexuais.

A expressão, que se refere a algo cafona ou fora de moda, viralizou. A partir dali, a pergunta "o que é cringe" passou a ser a mais buscada no Google por internautas do Distrito Federal, no ano passado.

A palavra de origem inglesa consiste, em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes, portanto, constrangedoras, vivenciadas por determinada pessoa. Usuários das redes sociais tornaram popular o termo, que significa, dessa forma, algo como “vergonhoso”, em tradução livre.

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

477: “Amigos para sempre” 1437: “Eu te amo para sempre” 7375: “Obrigado por me fazer feliz”