O que é a gestão democrática na escola?

Perguntado por: mduarte3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se falamos de uma gestão escolar democrática, estamos nos referindo, portanto, a um modelo de organização em que a participação do coletivo é priorizada. Nessa estrutura, todos os atores da comunidade escolar – professores, gestores, funcionários, pais, estudantes – podem participar ativamente das decisões da escola.

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.

Qual é o objetivo da gestão democrática? O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.

Em uma gestão democrática, diz, busca-se o diálogo e uma relação horizontal dentro da comunidade escolar, o que resulta em transparência, engajamento e desburocratização na condução das atividades. As tomadas de decisão acontecem coletivamente e são sempre acordadas e comunicadas em grupo.

Para desempenhar uma gestão escolar democrática de qualidade, é preciso alinhar a gestão de seguintes áreas na sua instituição: pedagógica, administrativa, financeira, de comunicação, de recursos humanos e de gestão de tempo e eficiência dos processos.

As escolas democráticas são marcadas pela participação geral nas questões administrativas e de elaboração de políticas. As Assembléias para tomadas de decisões não incluem apenas educadores profissionais, mas também os educandos, seus pais e outros membros da comunidade escolar.

O diretor desempenha um papel fundamental na gestão democrática, pois ele pode dificultar ou facilitar a implantação de procedimentos participativos.

87), o principal meio de assegurar a Gestão Democrática da escola é a participação direta dos sujeitos escolares, possibilitando, assim, o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da escola.

Dar oportunidade para que os estudantes possam participar das decisões que dizem respeito ao seu próprio aprendizado, e saibam pesar as consequências de suas escolhas, é também uma forma de desenvolver a autonomia e o protagonismo no processo educativo.

A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.

A ação da gestão democrática e participativa abre canal para a participação da comunidade. Assim, a escola deixa de ser um lugar fechado e separado da realidade e passa a integrar a comunidade educativa, interagindo, substancialmente, com a sociedade civil.

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

O ganho de produtividade e aumento da motivação dos profissionais são algumas vantagens da democracia empresarial. Nela, a tomada de decisão é compartilhada entre todos os membros da equipe e o líder deve incentivar o engajamento e participação dos colaboradores em todas as etapas de cada projeto.

Um dos principais pontos da gestão democrática é o fato de ela trabalhar o espírito de coletividade, por ser uma demanda que possibilita que todos os membros da comunidade escolar – famílias, alunos, corpo docente, gestores e colaboradores – estejam unidos e possam trabalhar juntos.

4 principais tipos de gestão escolar e suas particularidades

  1. Gestão centralizada. ...
  2. Gestão com coordenadores de turno. ...
  3. Gestão participativa. ...
  4. Gestão com decisões e ações compartilhadas.

Aliar conhecimento em pedagogia, recursos humanos e tarefas administrativas, além de manter um papel de liderança e a visão estratégica tanto sobre os objetivos da instituição como negócio quanto no nível educacional são alguns dos maiores desafios do gestor escolar em sua jornada.