O que é a fundamentação teórica?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

A fundamentação teórica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.

O que é referencial teórico e o que é fundamentação teórica
A primeira coisa que você deve saber é que as duas expressões significam exatamente a mesma coisa! As normas ABNT não definem exatamente essa nomenclatura, então cada faculdade resolve aplicar a que achar mais conveniente.

Como fazer o referencial teórico / fundamentação teórica? Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.

3 páginas para Fundamentação teórica; 1 Página para Cronograma, etc.

Como construir o Referencial Teórico de TCC? O primeiro passo para a construção do referencial teórico do TCC é fazer um levantamento de todos os conceitos que devem ser abordados neste capítulo. Em seguida, é necessário consultar diversas referências bibliográficas condizentes com o campo de estudos abordado.

38), “O referencial teórico deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas.” O referencial teórico é que possibilita fundamentar, dar consistência a todo o estudo.

Significado de Fundamentação
substantivo feminino Ação ou efeito de fundamentar; ato de fundamentar-se; em que há documentação ou fundamento; apoiar-se. plural Fundamentações.

A pesquisa teórica dedica-se a reconstruir teorias, conceitos e ideias para construir fundamentações teóricas. Embora o conceito pareça difícil, a classificação é bastante simples de entender. É só você pensar em uma pesquisa que não envolve nenhuma parte prática, apenas teorias.

Como já dissemos, o referencial teórico nada mais é do que a parte do seu trabalho, seja ele TCC, teses ou outras pesquisas, em que você deve trazer a opinião de outros autores para embasar seu próprio texto e seus pensamentos. Ele é muito usado em monografias acadêmicas e artigos científicos.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) você não pode esquecer, de forma alguma, de referenciar a fonte de pesquisa e acabar cometendo plágio. Sendo assim, a construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta no embasamento teórico.

No referencial teórico, são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado do ponto de vista da análise feita por outros autores.

Fundamentação teórica: apresenta as referências nas quais se baseia a pesquisa. Pesquisar é procurar informação que não se sabe e precisa saber. Para isto o trabalho científico precisa de fontes fidedignas. É necessário conhecer as fontes e os métodos de busca.

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)

Recapitulando – Referencial Teórico
Apesar disso, muitos os colocam como uma frase única com muitas linhas, e isso é um erro básico de gramática. Concluir um capítulo com marcadores e imagens também não é aconselhado.

Referencial Teórico nas normas ABNT
É preciso que cada parágrafo possua ao menos dois pontos. Ou então, duas frases completas. Também evite finalizar com citação, o ideal é que desenvolva a ideia e faça uma explicação com base nela. Evite o uso de materiais que não sejam paginados ou não possuam autores.

É um trabalho obrigatoriamente de campo, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida” (ESTÁGIO, 2004).