O que é a função WPS?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O que é WPS do roteador? É a sigla para “Wi-Fi Protected Setup” ou Configuração de Wi-Fi Protegido, em tradução livre. Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas.

Riscos de segurança: a tecnologia WPS possui vulnerabilidades de segurança e facilitam a entrada de intrusos na sua rede Wi-Fi; Compatibilidade: o padrão WPS não é adotado por todos os dispositivos compatíveis com Wi-Fi.

vá em "Interface setup" e clique em "Wireless" ou "rede sem fio"; clique em "Use WPS" e veja se há a marcação de "Yes/Sim".

Opções para recuperar a internet

  1. Reiniciar o modem.
  2. Troque o wi-fi pelo cabo LAN.
  3. Checagem dos cabos.
  4. Mude o canal da rede wi-fi.
  5. Reveja sua senha de proteção.
  6. Avalie programas, firewall e vírus.
  7. É hora de ligar para o SAC.
  8. Consumidor tem direito ao reembolso.

Botão WPS – o botão WPS serve para fazer a conexão entre o modem Wi-Fi e outro dispositivo. Ao apertá-lo, o modem Wi-Fi ficará visível aos dispositivos que estão buscando uma rede Wi-Fi.

WPS – indica que a função WPS está ativada. Aceso – indica que o serviço de telefonia está ativado. Piscando – indica que a linha telefônica está em uso. Apagado – indica que o serviço de telefonia não está habilitado.

Entenda: ao resetar o seu roteador/ONU, causará um problema ainda maior do que a falta de conexão! Isso irá desconfigurar o seu equipamento fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a sua conexão sem segurança e tornando a reprogramação mais demorada...

O processo de configuração do roteador é semelhante em todas as marcas. Veja em seu manual o endereço para realizar a configuração. Nos aparelhos existem senhas padrão, na parte de trás ou superior. Dentro das configurações Wireless do seu aparelho estará a opção desligar função WPS, caso esteja disponível.

Aceso/Piscando – indica que a rede Wi-Fi está habilitada e transmitindo dados. WPS – o botão WPS serve para fazer a conexão entre o modem Wi-Fi e outro dispositivo. Ao apertá-lo, o modem Wi-Fi ficará visível aos dispositivos que estão buscando uma rede Wi-Fi.

Encontrou o botão WPS? Então coloque o repetidor da TP-Link na tomada mais próxima ao roteador e espere a luz LED do wireless acender. Volte ao roteador, e aperte o botão WPS. Em seguida, vá para o repetidor e pressione o botão que tem o símbolo de cadeado.

Como personalizar a configuração do roteador

  1. Ligue-o. ...
  2. Conecte o roteador ao modem. ...
  3. Conecte o seu computador. ...
  4. Faça login como administrador. ...
  5. Forneça as suas informações de conexão. ...
  6. Verifique as conexões locais e de internet. ...
  7. Converta-o em um roteador sem fio.

Conecte o roteador ao seu PC pelo cabo
Conecte uma das extremidades à porta WAN (rede de área ampla) na parte de trás do roteador. Em seguida, espete a outra extremidade à porta Ethernet do seu modem. Com o dispositivo ligado, você estará pronto para se conectar à internet. Mas, antes, ligue o roteador na tomada.

WPA, WPA2 e WEP são protocolos de segurança Wi-Fi que têm a função de proteger as conexões sem fio. E, simultaneamente, ocultam os dados e preservam as comunicações, também bloqueiam hackers que tentam invadir o sistema.

Reinicie o dispositivo.
Se a reinicialização não funcionar, alterne entre a conexão Wi-Fi e a de dados móveis: Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Verifique os cabos
Caso o roteador tenha parado de transmitir sinal Wi-Fi ou desligado, a primeira dica é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. Os fios podem ter se soltado por acidente durante o manuseio do aparelho.

Uma luz vermelha no roteador pode ser um indicativo de que algo está diminuindo ou impossibilitando a oferta de Internet por meio do dispositivo. Sinais luminosos são utilizados pelos roteadores para indicar o status e a atividade de conexão do aparelho em núcleos específicos.

Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.

O botão RESET serve para redefinir todas as configurações do seu modem. É como se você tivesse comprado um roteador novo e ele chegasse zerado em sua residência ou trabalho.

A maioria dos roteadores contam com uma memória interna justamente para isso: quando for religado, a última configuração será ativada. Ou seja, é muito difícil um roteador dar problemas de configuração ao ser desligado. A segurança também é um motivo para deixar o modem desligado quando não está em uso.

E sabe por quê? Com o roteador sempre ligado sua internet fica mais sensível a picos e oscilações de energia. Isso pode acabar influenciando em travamentos no Wi-Fi. Por isso, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador desligando ele por pelo menos 30s.