O que é a função Somase?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

A função SOMASES, uma das funções de matemática e trigonometria, adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios. Por exemplo, você usaria SOMASES para somar o número de varejistas no país/região que (1) residem em um único CEP e (2) cujos lucros excedem um valor específico em dólar.

Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números. Veja um exemplo.

Critérios: são os critérios na forma de um número, expressão ou texto, que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs".

Aprenda Como Substituir a Função SOMASE no Excel
Creio que a maioria consegue usar a função “SE” e “SOMA”, pois é nesse sentido que você vai ver que é possível trocar a função “SOMASE”, pela essas outras funções. Contudo, faremos o uso das seguintes funções: SE, SOMA.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Use a função PROCV para pesquisar um valor em uma tabela. Por exemplo: =PROCV(A2,A10:C20,2,TRUE)

Use a função OU, uma da funções lógicas, para determinar se alguma condição em um teste é verdadeira.

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel.

A função PROCV pertence à categoria pesquisa e referência. Seu objetivo é fazer uma procura na primeira coluna de uma matriz (base de dados) e retornar o valor na mesma linha de uma coluna especificada por você.

Se o Excel não está somando as células corretamente, pode ser que o programa da Microsoft não esteja seguindo regras necessárias de formatação. Elas determinam uma série de condições para que o aplicativo de planilhas considere suas instruções corretas.

Digite =CONCAT(. Selecione a célula que deseja combinar primeiro. Use ponto e vírgula para separar as células que você está combinando e use aspas para adicionar espaços, ponto e vírgula ou outro texto. Feche a fórmula com um parêntese e pressione Enter.

A função CONT. VALORES conta as células contendo qualquer tipo de informações, incluindo valores de erros e texto vazio (""). Por exemplo, se o intervalo contiver um fórmula que retorna uma cadeia vazia, a função CONT. VALORES contará esse valor.

Subtrair números em uma célula
Para fazer subtração simples, use o operador aritmético - (sinal de menos). Por exemplo, se você inserir a fórmula =10-5 em uma célula, a célula exibirá 5 como resultado.

Aplicar validação de dados no Excel serve para determinar os valores que podem ser inseridos nas células de uma planilha, restringindo a inserção de dados diferentes daqueles preestabelecidos pelo usuário.

Na guia Dados, em Ferramentas,clique em Consolidar. Na caixa Função, clique na função que você deseja Excel usar para consolidar os dados. Em cada planilha de origem, selecione seus dados e clique em Adicionar. O caminho do arquivo é inserido em Todas as referências.

A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.

Para contar números ou datas que atendem a uma única condição (como igual a, maior do que, menor ou igual a, ou menor ou igual a), use a função COUNTIF. Para contar números ou datas que se enquadram em um intervalo (como mais de 9.000 e ao mesmo tempo menor que 22500), você pode usar a função COUNTIFS.

Contar a quantidade de vezes que dois elementos aparecem no intervalo. No Excel é possível contar quantas vezes dois tipos diferentes de informações se repetem na planilha. Para isso basta adicionar um sinal de + entre as funções CONT.SE ou utilizar a função CONT.SES.